domingo, 3 de junho de 2012

Filé de Peixe com Alho Poró e Bechamel de Laranja


Receita bacana e fácil de fazer, ideal para quem quer colocar mais peixe no cardápio e não sabe como. Encontrei a receita no You Tube (clique aqui para assistir), é um vídeo ótimo, ensinando o passo a passo, feito pela  Kátia Najara, do saudoso Rainhas do Lar, atualmente com o blog Pitéu . O bechamel de laranja é uma super sacada, e combinou demais com o peixe. Mas fique atenta, peixe fica pronto bem rápido, eu distraí e o alho poró deu uma sapecada, o que escureceu um pouco o molho, mas nada que comprometesse o sabor. 

Filé de Peixe com Alho Poró e Bechamel de Laranja

-      500g de filé de peixe (usei o Saint Peter, bem parecido com a Tilápia)
-      sal e pimenta-do-reino branca a gosto
-      1 limão
-      1 alho poró (só a parte branca) em rodelas finas
-      azeite
-      1 colher de sopa de farinha de trigo
-      1 colher de sopa de manteiga
-      1 cebola branca pequena picada miudinho ou ralada
-      350 ml de suco de laranjas doces
-      salsinha e cebolinha

Tempere os filés com sal, pimenta e o suco do limão e deixe marinar por uma meia hora. Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela, coloque a manteiga e a cebola, e deixe refogar até a cebola ficar transparente. Polvilhe a farinha de trigo e vá mexendo até virar uma massinha. Acrescente o suco de laranja aos poucos, mexendo bem para não empelotar (se você tiver um fouet, melhor ainda), e tempere com sal. Se você não gosta da textura da cebola, ou se empelotar, pode bater com um mixer para uniformizar.

Unte uma travessa com azeite, e coloque o alho poró. Disponha por cima os filés de peixe, regue com o azeite (não precisa exagerar), cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, para cozinhar (até soltar água e reduzir). Quando o peixe estiver cozido e o alho poró macio, retire o papel alumínio, coloque o molho e leve novamente ao forno, por mais uns 5 minutos. Retire do forno, polvilhe salsinha e cebolinha picadinhas, e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário