domingo, 17 de junho de 2012

Moussaka


Moussaka é um prato típico da culinária grega, muito saboroso! É bastante completo, e sozinho vale por uma refeição inteira. Parece trabalhoso para fazer, mas não é, exige apenas um certo planejamento. Se você quiser, pode prepará-lo em duas etapas, fazendo o molho de carne com um dia de antecedência. Esse receita eu tirei do livro (lindo) Falling Cloudberries, de Tessa Kiros, mas, para variar, fiz algumas adaptações, entre elas: em vez de fritar, optei por grelhar as batatas e berinjelas, e deixei o molho um pouco mais picante. O ideal seria usar uma assadeira menor e mais alta, para as camadas ficarem mais grossinhas, mas não deu. A que eu usei ficou um pouco grande, mas a outra que eu tinha era pequena demais... Não deixe de colocar a canela no molho, pode parecer estranho, mas o gosto, embora não seja reconhecível no prato final, mas dá um tchan a mais. O molho fica tão bom que pode ser aproveitado em outras receitas, como uma massa, por exemplo. 

Moussaka

-      2 berinjelas grandes
-      1 cebola grande bem picada
-      3 colheres de sopa bem cheias de salsinha picada (pique antes de medir)
-      2 dentes de alho picadinhos
-      900g de carne moída (usei patinho)
-      1 colher de chá de canela moída
-      1/2 colher de chá de orégano seco
-      1 folha de louro
-      1 pitada pábrica defumada picante (opcional)
-       sal e pimenta-do-reino
-      1/2 xícara de vinho branco
-      1 lata de tomates pelados
-      4 batatas médias
-      120g de manteiga
-      1 xícara de farinha de trigo
-      4 xícaras de leite morno
-      noz-moscada ralada na hora
-      azeite extra virgem


Corte as pontas da berinjela e depois corte em fatias de aproximadamente 0,5cm. Há quem goste de passar sal na berinjela e deixar em um escorredor por uns 30 minutos, para depois enxaguar e usar. Eu não faço isso, sinceramente não sinto muita diferença. Em todo caso, faz quem quer. Aqueça o grill ou uma grelha, pincele azeite (pincelar mesmo, bem pouco) nas fatias de berinjela e deixe grelhar, até amolecer e dourar. Não vai caber tudo no grill de uma só vez, é preciso ir fazendo aos poucos. Acrescente uma pitada de sal e reserve.

Enquanto isso, pegue as batatas, faça alguns furos e leve ao microondas por 5 minutos. A ideia não é cozinhar até desmanchar, apenas adiantar o processo. Retire as batatas do microondas, descasque, fatie,  seque bem com papel toalha, pincele azeite e leve para grelhar até dourar.  Acrescente uma pitada de sal e reserve.

Enquanto você grelha os legumes, aproveite para preparar o molho: aqueça em uma panela 3 colheres de sopa de azeite. Junte a cebola e mexa até amaciar e dourar ligeiramente. Acrescente a salsinha e o alho e cozinhe por 1 minuto, só até o alho cheirar, e depois junte a carne. Cozinhe em fogo médio-alto, mexendo com uma colher de pau, até secar a água e começar a dourar. Junte a canela, o orégano, o louro, a páprica, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Quando a carne estiver dourada, coloque o vinho, deixe evaporar a maior parte, raspando bem o fundo da panela para a carne não grudar. Acrescente a lata de tomates e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos, coma panela destampada, mexendo ocasionalmente (vá esmagando os tomates com a colher). Se secar demais, coloque um pouquinho de água, mas somente se achar mesmo necessário. O molho precisa ficar mais grossinho.

Preaqueça o forno a 180°. Em uma travessa untada, faça uma camada com metade da berinjela. Depois, acrescente as batatas, em uma única camada, se possível. Em seguida, coloque metade da carne, apertando com as costas de uma colher. Junte o resto das berinjelas e finalmente uma camada de carne. Aperte novamente com a colher, deixando um espaço de aproximadamente 2,5cm para colocar o molho bechamel. 

O bechamel deve ser feito pouco antes do prato ir ao forno: derreta a manteiga em uma panela, acrescente a farinha e mexa por alguns instantes, até virar uma massinha. Vá acrescentando o leite morno aos poucos, mexendo bem com um fouet. O leite é absorvido bem rápido, e por isso você precisa ser ágil. Vá mexendo com uma mão, enquanto coloca o leite com a outra. O molho fica bem espesso, porém macio (não fica duro, muito menos empelotado, please). Quando chegar nesse ponto, tempere com sal, pimenta-do-reino e uma boa pitada de noz-moscada. Depois que ferver, continue mexendo (sempre!) por 5 minutos. Prove para ver o tempero e despeje sobre a carne.

Coloque a forma  dentro de outra assadeira, maior, de alumínio, para evitar que o molho derrame, e asse por 45-60 minutos, até que a moussaka comece a borbulhar, e dourar. Retire do forno e deixe descansar um pouco antes de servir (facilita na hora de cortar).



Nenhum comentário:

Postar um comentário