sábado, 15 de dezembro de 2012

Risoto de Arroz Integral com Shimeji

Olá! Há quanto tempo! Estava com saudades do blog, mas esse final de ano está ainda mais corrido do que o normal... Estou muito sobrecarregada com o trabalho, e tenho feito hora extra todos os dias nos últimos 2 meses. Também estou me esforçando para não faltar à ginástica (especialmente nessa época, em que todo dia tem uma festinha), então tem me sobrado muito pouco tempo... 

Esse risoto eu preparei há uns 2 meses, com uns cogumelos orgânicos que estavam na geladeira, perigosamente perto de estragar. Como era um jantar de meio de semana, resolvi usar o arroz integral, mais saudável. Ficou muito bom! Recomendo. Os cogumelos orgânicos, para quem mora em BH, são do caminhante, e custam até mais barato do que os comuns (frescos), à venda em alguns supermercados da cidade. São de altíssima qualidade, cultivados, como já disse, de forma orgânica, e irrigados com água de nascente.



Risoto de Arroz Integral com Shimeji

-      3/4 xícara de arroz integral
-      200 gr de cogumelos shimeji flórida (separe os cogumelos, cortando sua base)
-      1 lt de caldo de legumes (eu uso o caseiro, mas pode ser o comum)
-      1/4 xícara de vinho branco seco (vinho que você não bebe também não serve para cozinhar, ok?)
-      1 colher de sopa de manteiga
-      1 cebola média picadinha
-      2 dentes de alho picadinhos
-      1/3 xícara de queijo grana padano ralado
-      azeite, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha a gosto

Em uma panela, coloque um fio de azeite e refoque o arroz, a cebola e o alho. Junte o vinho e deixe evaporar. Coloque 2 conchas do caldo e vá mexendo. Quando o caldo estiver secando, coloque mais 1 concha e repita o processo, até que o arroz fique no ponto (talvez não seja necessário usar todo o caldo). Junte os cogumelos, mexa por uns minutinhos (não muito, pois cozinham muito rápido), e desligue o fogo. Acrescente a manteiga, o queijo, mexa e tampe a panela. Deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir. Acerte o sal e a pimenta (melhor deixar para o final, pois o caldo industrializado e o queijo já possuem sal), polvilhe salsinha e cebolinha, e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário