Suco delícia, para começar bem a semana. Bata no liquidificador uma manga pequena, um maracujá, duas folhas de couve (com talo), suco de um limão e um pedaço de gengibre, com cerca de 2,5cm. Acrescente gelo, açúcar cristal orgânico a gosto e cerca de 3 xícaras de água (vai depender de como você prefere o seu suco, se mais espesso ou não). Bata, coe e sirva. Rende cerca de um litro.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Marmita: mexido de arroz integral
Arroz integral é uma delícia, além de ser muito mais saudável do que o comum, e por isso é sempre a melhor opção. Mas às vezes cansa, né? Uma boa maneira de driblar o tédio é fazer um mexidão, daqueles bem gostosos, com tudo dentro. Essa também é uma ótima maneira de aproveitar e fazer render aquele tantinho de arroz de véspera que sobrou... Foi o que aconteceu comigo: como eu e meu namorado nos revezamos no preparo da marmita, preciso fazer comida para dois, mas só tinha arroz suficiente para um. Então eu fiz um refogado bem gostoso com cebola, alho, e um pedaço de linguiça calabresa (sobra também). Juntei cenoura em cubinhos, deixei amaciar, e somei abobrinha, também em cubos pequenos, mais ervilha e milho verde congelados. Coloquei o arroz integral, cheiro verde, e acertei o tempero. A quantidade de ingredientes vai do gosto de cada um, e do que você tiver na geladeira no dia. Esse é um prato bom para limpar todos os restinhos da geladeira! Ah! Para acompanhar, levei salada verde. ;)
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Bolo de carne moída e aveia
Se tem uma coisa que me irrita nesta vida (hum, na verdade, existem vááárias coisas) é quando eu deixo de seguir meus instintos, e insisto em algo que não vai dar certo/não vou gostar/vai desperdiçar meu tempo. É como quando você está assistindo a um filme, e aquela vozinha interior te manda desligar a TV, porque é um filme daqueles que parecem bons, mas não são. Daí, você insiste, só para passar raiva, e descobrir que é mesmo um filme "daqueles"... A mesma coisa acontece quando vou preparar uma receita: algo dentro de mim grita que não vai dar certo, que é melhor mudar a proporção dos ingredientes, mas às vezes eu banco a surda, persisto na receita, e invariavelmente passo raiva no fim.
Foi isso que aconteceu outro dia, quando fui pesquisar receitas de bolo de carne moída com aveia. Caí neste blog, que eu adoro, mas achei um tanto estranho o fato de misturar a aveia com água. Mesmo assim, burra cabeça dura que sou, fui adiante. A massa ficou mole, e eu, mais burra ainda, continuei. O bolo soltou um monte de líquido (da carne moída e da água colocada na aveia), não dourou direito e ficou parecendo uma carne moída, com muito caldo. Tive que tirá-lo do forno 2 vezes para escorrer, e ainda ficou muito úmido. &%$#@!!!!
Algumas semanas depois, resolvi tentar fazer outro bolo de carne, my way. A função da aveia, para mim, é justamente absorver os líquidos que a carne solta, mantendo o bolo mais sequinho (além de mais saudável). Quem gosta do bolo ainda mais firme, para cortar rodelas bem certinhas, recomendo aumentar a quantidade de aveia e não colocar tomate (que também tem muito líquido). Fiz assim outro dia e também gostei bastante.
Bolo de carne moída com aveia
- 450g de carne moída magra (usei patinho)
- 3/4 xícara de aveia (para ficar mais firme, aumente para 1 xícara)
- 1 ovo, orgânico ou caipira
- 2 xícaras de legumes variados (usei cenoura ralada; cebola roxa, tomate sem semente e alho poró picadinhos - para ficar mais firme troque o tomate)
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1/2 colher de chá de páprica picante defumada
- sal e pimenta-do-reino moída na mora a gosto
- 3/4 xícara de queijo ralado (um que derreta bem)
- 1/2 xícara de bacon picadinho
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Preaqueça o forno a 200°. Misture bem todos os ingredientes, exceto o queijo, o bacon e o açúcar mascavo. Acerte o tempero, se necessário. Coloque uma folha de papel alumínio, com cerca de 40 cm, sobre a bancada. Unte levemente com azeite e coloque a mistura de carne, apertando e moldando com as mãos, até formar um retângulo. Espalhe o queijo ralado, deixando uma pequena distância das bordas, e cerca de 3 dedos de um dos lados menores. Com a ajuda do papel alumínio, comece a enrolar, deixando para o final a parte sem queijo, para não vazar. Transfira para uma forma de bolo inglês (a minha tem 22x 11), com papel e tudo. Coloque os cubinhos de bacon por cima e polvilhe com o açúcar mascavo. Leve para assar, sem cobrir, por cerca de 45 minutos, ou até que a carne esteja cozida e o bacon bem dourado. Se o bacon dourar muito rápido, coloque uma tirinha de papel alumínio por cima, para não deixar queimar. Retire do forno e espere uns 5-10 minutinhos antes de desenformar e servir.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Fettuccine com prosciutto e ervilhas
Receitinha matadora para um almoço rápido, ou mesmo um jantar romântico. Fica pronta em 20 minutos, no máximo! Gostei muito desse prato, é simples, mas os sabores se casam lindamente. Por isso, nem pense em tirar o limão da receita, pois ele faz TODA a diferença, ok?
Fettuccine com prosciutto e ervilhas
(receita daqui)
rende 4 porções
- 340g de fettuccine
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 cebola pequena, finamente picada (cerca de 1/4 xícara)
- 1/4 xícara de creme de leite fresco, aproximadamente
- 280g de ervilhas congeladas
- 115g de prosciutto (cerca de 8 fatias), partidas ao meio no sentido do comprimento, e depois finamente picadas
- 1 colher de sopa de raspas de limão
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 xícara de parmesão ralado fino, mais um pouco para servir
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do fabricante. Reserve 1 xícara da água do cozimento, e escorra. Reserve.
Enquanto isso, faça o molho: em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio-baixo, junte a cebola e cozinhe até amaciar (cerca de 5 minutos). Junte o creme de leite, as ervilhas e o prosciutto, deixe ferver até aquecer as ervilhas (3-4 minutos). Acrescente as raspas e o suco de limão, retire do fogo e verta sobre a massa. Junte o queijo e tempere com sal e pimenta. Se estiver muito grosso, junte um pouco da água reservada para afinar um pouco o molho; se estiver muito ralo, coloque mais uma 1 colherinha de creme de leite. Sirva imediatamente, acompanhado de mais parmesão para que todos se sirvam (opcional).
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Cheesecake prático de copinho
Essa receita é uma delícia! Todas as vezes que eu faço é um sucesso, não tem quem não goste... Pode ser feita em uma forma comum, mas eu acho mais charmoso assim. Não só mais charmoso, mais fácil também, pois não é preciso desenformar. A caldinha de cima fica a seu critério: já fiz com blueberries e amei (pena que a frutinha é cara), já coloquei geleia de cereja (como pede a receita original) e também ficou bacana. Dessa vez fiz de morango e água de rosas. O doce é muito fácil de fazer, e nem vai ao forno, como as cheesecakes tradicionais. A receita, claro, é da rainha da praticidade: Nigella!
Cheesecake de copinho
(recita adaptada do livro Nigella Express)
- 125g de biscoito amanteigado
- 75g de manteiga amolecida
- 300g de cream cheese
- 60g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de extrato (ou essência) de baunilha
- 1/2 colher de chá de suco de limão
- 250ml de creme de leite fresco bem gelado
- 1 caixinha de morangos
- 2 colheres de sopa de açúcar cristal
- 1 colher de chá de suco de limão
- 1/2 colher de chá de água de rosas (opcional)
Bata os biscoitos no processador até que esfarelem (ou coloque em um saco e amasse bem). Junte a manteiga aos poucos e misture até ficar como uma farofa grossa, do tipo que dá liga quando você aperta um pedaço. Dependendo do quão amanteigados forem os seus biscoitos, pode ser que não precise de tudo. Se for fazer em uma única forma, acrescente até virar uma massa. Coloque 1 dedo dessa mistura no fundo dos copinhos, ou forre uma forma de fundo removível com 20 cm. No caso da forma, pressione bem os fundos e deixe as laterais um pouco mais altas. Se for usar copos, não precisa pressionar (fica mais fácil de comer).
Em uma batedeira, ou com o fouet, bata o cream cheese com o açúcar, a baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa. À parte, bata o creme de leite em picos firmes, e depois junte delicadamente à mistura de cream cheese. Coloque colheradas dessa mistura nos copinhos, sobre a base de biscoito (ou despeje sobre a forma e alise com uma espátula). Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas, ou de um dia para o outro.
Na hora de servir, desenforme (se for o caso), e coloque a caldinha (ou geleia).
Para preparar a calda de morango, junte em uma panelinha os morangos picados, o açúcar, o suco de limão, a água de rosas, e deixe ferver, até engrossar ligeiramente. Eu gosto de deixar alguns pedaços, acho que fica mais bonito.
Assinar:
Postagens (Atom)