domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cheesecake prático de copinho



Essa receita é uma delícia! Todas as vezes que eu faço é um sucesso, não tem quem não goste... Pode ser feita em uma forma comum, mas eu acho mais charmoso assim. Não só  mais charmoso, mais fácil também, pois não é preciso desenformar. A caldinha de cima fica a seu critério: já fiz com blueberries e amei (pena que a frutinha é cara), já coloquei geleia de cereja (como pede a receita original) e também ficou bacana. Dessa vez fiz de morango e água de rosas. O doce é muito fácil de fazer, e nem vai ao forno, como as cheesecakes tradicionais. A receita, claro, é da rainha da praticidade: Nigella!

Cheesecake de copinho
(recita adaptada do livro Nigella Express)

-      125g de biscoito amanteigado
-      75g de manteiga amolecida
-      300g de cream cheese
-      60g de açúcar de confeiteiro
-      1 colher de chá de extrato (ou essência) de baunilha
-      1/2 colher de chá de suco de limão
-      250ml de creme de leite fresco bem gelado
-      1 caixinha de morangos
-      2 colheres de sopa de açúcar cristal
-      1 colher de chá de suco de limão
-      1/2 colher de chá de água de rosas (opcional)

Bata os biscoitos no processador até que esfarelem (ou coloque em um saco e amasse bem). Junte a manteiga aos poucos e misture até ficar como uma farofa grossa, do tipo que dá liga quando você aperta um pedaço. Dependendo do quão amanteigados forem os seus biscoitos, pode ser que não precise de tudo. Se for fazer em uma única forma, acrescente até virar uma massa. Coloque 1 dedo dessa mistura no fundo dos copinhos, ou forre uma forma de fundo removível com 20 cm. No caso da forma, pressione bem os fundos e deixe as laterais um pouco mais altas. Se for usar copos, não precisa pressionar (fica mais fácil de comer).

Em uma batedeira, ou com o fouet, bata o cream cheese com o açúcar, a baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa. À parte, bata o creme de leite em picos firmes, e depois junte delicadamente à mistura de cream cheese. Coloque colheradas dessa mistura nos copinhos, sobre a base de biscoito (ou despeje sobre a forma e alise com uma espátula). Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas, ou de um dia para o outro.

Na hora de servir, desenforme (se for o caso), e coloque a caldinha (ou geleia). 

Para preparar a calda de morango, junte em uma panelinha os morangos picados, o açúcar, o suco de limão, a água de rosas, e deixe ferver, até engrossar ligeiramente. Eu gosto de deixar alguns pedaços, acho que fica mais bonito.

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Parabéns pelo seu blog! Suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários podem encontra-las utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas) e Twitter (www.twitter.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir