Arroz doce não é, nem de longe, o meu doce favorito. Tanto que eu nunca havia feito... Entretanto, essa receita do blog Dedo de Moça parecia tão boa que há meses eu sonhava em prepará-la! O problema é que levava uma lata e meia (!) de leite condensado, e isso acabava me desanimando... Até que eu comprei o livro "A Itália de Jamie", e achei por lá uma receita de arroz doce sem leite condensado e com muito menos açúcar, e resolvi tentar. A receita do Jamie Oliver leva arroz arbório, que é, por si só, bastante cremoso, e compensa a ausência do leite condensado. Ainda sim eu fiz algumas adaptações, para acrescentar alguns ingredientes da receita do blog (como o gengibre e o leite de coco), que era a que me interessava mais.
Arroz Doce com Calda de Maracujá
(adaptado daqui e daqui)
- 1 xícara de arroz arbório
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 5 colheres de sopa de açúcar refinado
- 150ml de vinho branco
- 200ml (1 garrafinha) de leite de coco
- 700ml de leite (aproximadamente)
- casca de 1/2 limão
- 1 pedaço de 2cm de gengibre fresco, partido em 4
- 1/2 caixinha de creme de leite (opcional, coloquei porque estava sobrando na geladeira)
- 3 maracujás azedos
- 200ml de água
- 1/2 xícara de açúcar refinado
Em uma panela alta com o fundo grosso, derreta a manteiga em fogo baixo, adicione o gengibre e mexa por 1 minuto. Junte o arroz, o açúcar, aumente o fogo para médio, dê uma boa mexida e adicione o vinho. Continue a mexer até que quase todo o vinho evapore. Acrescente o limão, o leite de coco, e continue mexendo sem parar. Abaixe novamente o fogo e despeje o leite aos poucos, à medida que for secando. Cozinhe, mexendo sempre, por aproximadamente 18-20 minutos, ou até amaciar e ficar bem cremoso. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite (se quiser) e deixe esfriar.
Enquanto o arroz esfria, prepare a calda: em uma panela coloque a polpa dos maracujás e a água. Leve ao fogo, deixe ferver por 15 minutos, e depois coe, esfregando bem as sementes de maracujá, para retirar aquela película que envolve as sementes. Reserve a polpa e lave as sementes em água corrente, para retirar a película restante. Junte parte das sementes à polpa (a quantidade depende do seu gosto, eu coloquei apenas metade), adicione o açúcar e leve novamente ao fogo baixo, para ferver por 10-15 minutos, ou até engrossar e tomar a consistência de calda. Deixe esfriar.
Sirva em potinhos, intercalando camadas de arroz doce e calda. Decore com o restante das sementes, ou com raspas de limão, se desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário