quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Torta de Liquidificador de Espinafre



Perguntei ao meu amoreco o que ele gostaria de almoçar (nós nos revezamos no preparo da marmita), e ele pediu um souflé de espinafre, acompanhado de legumes. Acontece que às vezes eu sou um pouco má, e resolvi não atender o pedido à risca. No lugar do souflé, preparei uma torta de espinafre, com  os legumes como recheio, e não acompanhamento. Pergunta se ele sentiu falta do souflé? ;-)

Torta de Liquidificador de Espinafre
(receita daqui)

-      3 ovos médios, orgânicos ou caipiras
-      1 xícara de leite (usei desnatado)
-      1/2 xícara de óleo de girassol
-      1 colher de chá rasa de sal
-      1 maço pequeno de espinafre ou 1/2 maço grande (usar somente as folhas)
-      2 xícaras de farinha de trigo
-      1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:
-      1 berinjela pequena
-      1 cebola média
-      1/2 pimentão amarelo
-      200gr de tomatinhos sweet grape partidos ao meio
-      2 dentes de alho
-      100gr de queijo minas frescal
-      salsinha e cebolinha
-      azeite
-      sal, pimenta calabresa, páprica e temperos à gosto
-      gergelim preto para decorar

Bata ovos, leite, óleo, sal, espinafre, cebola e alho no liquidificador. Despeje numa tigela com a farinha e o fermento peneirados. Misture com um fouet para incorporar. Eu gostaria de ter utilizado farinha de trigo integral, mas infelizmente não tinha para vender no mercado perto de casa.

Pique os legumes em cubinhos. Refogue a cebola e o alho em uma frigideira com azeite. Acrescente o pimentão, a berinjela e, por último, os tomates. Mexa de vez em quando, até amaciar. Tempere com sal, pimenta, páprica, e o que mais você achar melhor (eu acrescentei sálvia e tomilho secos, e crema di balsâmico). Desligue o fogo, acrescente a salsinha e a cebolinha picadas, e deixe esfriar.

Unte e enfarinhe uma forma de 20 x 30cm. Despeje metade da massa, espalhe o recheio às colheradas, acrescente o queijo também picado em cubinhos e cubra com o restante da massa, polvilhando o gergelim. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 30 a 40 minutos ou até ficar levemente corada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário