Aqui perto de casa, todas as terças e sextas pela manhã, tem uma feirinha de orgânicos deliciosa! Alimentos cultivados sem agrotóxicos, de forma sustentável, por produtores locais, o que é melhor ainda. Daí que eu comprei, dentre outras coisas, ervilha-torta, cenoura e milho verde, e pensei em prepará-los da forma mais simples possível, de modo a ressaltar o seu sabor, que é naturalmente delicioso (muito melhor que os "comuns").
Procura daqui, procura de lá, encontrei essa receita aqui, que originalmente levava apenas ervilha, e achei que ficou MARA! Tão boa que em pouco tempo repeti a dose, usando os mesmos legumes, que depois foram acrescentados a um risotto, que ficou de lamber os dedos. Também repeti o preparo com outros legumes, usando beterrabas ogânicas assadas al cartoccio (em uma trouxinha de papel alumínio ou papel manteiga) com crema di balsamico, azeite, sal e pimenta, e depois refogados com grão de bico previamente cozido, cebola e cenoura. Muito bom! Escolha os seus legumes favoritos e manda ver!
Ah! Não tenho quantidade certa de legumes, isso fica a critério de cada um, mesmo porque os legumes orgânicos são menores que os comuns e assim fica difícil especificar. Coloque a quantidade que desejar, adequando ao seu gosto e à quantidade de porções desejadas.
Legumes à Provençal
- ervilha-torta cortada em partes (antes corte a pontinha e puxe para retirar aquela fibra que vai de ponta a ponta)
- cenoura descascada e cortada em rodelas com aproximadamente 0,5cm
- milho verde em espiga (descasque a espiga e debulhe os grãos com o auxílio de uma faca)
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 dentes de alho picadinhos
- 4 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Em uma frigideira ou panela grande, aqueça o azeite misturado com a manteiga. Junte o alho picado e mexa até começar a dourar. Cuidado para não torrar demais o alho! Acrescente o milho e a cenoura, e cozinhe no fogo baixo e com a panela tampada por 4 minutos. Junte a ervilha e deixe cozinhar por mais uns 4 minutos. Se precisar coloque um pingo de água (pingo mesmo, não é para ficar cozido, e sim crocante, al dente). Retire a tampa e deixe secar a água que se forma. Desligue o fogo, tempere com a salsinha e a cebolinha picadas, o sal e a pimenta-do-reino. Ficou tão bom que eu comi puro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário