quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Panna Cotta de Iogurte com Erva Cidreira



Estava conversando com um colega de trabalho sobre o capim-santo, e sobre os outros nomes pelos quais ele também é conhecido, como capim-limão e erva-cidreira. Até que, nesse ponto da conversa, ele me corrigiu, e disse que erva-cidreira era outra planta. Fomos ao google tirar a prova dos nove, e ele estava coberto de razão. Capim-santo ou capim-limão também pode ser chamado de CAPIM-CIDREIRA, mas ERVA-CIDREIRA é outra planta. Daí eu perguntei se o gosto seria parecido, e no dia seguinte o meu colega, muito gentilmente, trouxe para mim várias folhinhas do pé que ele tinha em casa, para que eu pudesse provar. 

Feliz da vida, voltei para casa, comecei a pensar no que eu iria preparar, me lembrei de um resto de iogurte natural que estava dando sopa na geladeira e resolvi inventar uma versão de um dos meus doces favoritos: panna cotta. No final das contas, acho que de panna cotta só ficou o nome, mas eu gostei muito. O sabor é, ao mesmo tempo, suave e marcante, muito gostoso. É parecido mesmo com o capim santo, mas não igual: acho que o gosto desse último é um pouco mais, digamos, refrescante.

Para quem está podendo, recomendo trocar o leite desnatado por creme de leite fresco, o que vai deixar o doce mais cremoso e mais "pannacottado"...risos. Quem não está podendo nada, ou quer reduzir ainda mais as calorias pode experimentar trocar o iogurte natural comum pelo desnatado, e o açúcar por adoçante culinário ou açúcar light. No final, dá para atender a todos os gostos. ;)

Panna Cotta de Iogurte com Erva Cidreira
(rende 4 porções)

-      2 bons punhados de erva cidreira (minha balança está quebrada, não deu para pesar, mas coloquei umas 35 folhas)
-      400ml de iogurte natural caseiro
-      240ml (uma xícara) de leite desnatado
-      5 colheres de açúcar refinado
-      1 envelope de gelatina sem sabor
-      raspas da casca de 1 limão

Coloque a gelatina em um potinho com 5 colheres de sopa de água para hidratar. Bata no liquidificador o leite com a erva cidreira e depois coe em uma peneira fina. Lefa ao fogo baixo o leite coado com o açúcar, mexendo até dissover. Depois de aquecer um pouco, desligue o fogo e acrescente a gelatina, mexendo com um fouet até dissolver completamente todos os grumos. Acrescente o iogurte e as raspas de limão, misture bem para incorporar, divida em quatro potinhos e leve à geladeira. Decore com as folhinhas de erva cidreira (eu esqueci de separar algumas) ou com mais raspinhas de limão. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário