quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Enroladinhos de Canela com Avelãs e Pecãs (Cinnamon Rolls)



Tinha tudo para dar errado... Mas não é que ficou gostoso? Preparei esses enroladinhos de canela para o meu namorado, que adora roscas e pães doces no café da manhã, mas precisei fazer algumas adaptações, a fim de aproveitar o que eu já tinha na dispensa. Assim, troquei as amêndoas por pecãs e parte da farinha de trigo por farinha de aveia. Outra coisa é que a minha balança estragou, e por isso precisei converter as medidas de peso para volume (consultei esse site). Entretanto, o que me deixou com medo de estragar tudo foi o fato de ter trocado as colheres-medida, o que me levou a utilizar metade da quantidade recomendada de manteiga :-O...

Problemas à parte, até que o pãozinho saiu gostoso... A substituição da farinha de trigo pela de aveia deixou os enroladinhos um pouco mais pesados, mas acrescentou um sabor extra. E a manteiga, bem, não fez tanta falta (embora confesso que se tivesse a quantidade certa teria ficado ainda melhor). Uma última coisa: o açúcar na fôrma deixa os pães crocantes no fundo, e é preciso tomar cuidado. Se você prefere o pão sem esse detalhe, deixe a assadeira apenas untada. E se você, como eu, não gosta de caramelos muito escuros, é preciso vigiar o forno, ou deixar a assadeira na grade mais alta do forno.

Vou colocar aqui a receita original, porque eu não medi a proporção de farinha de aveia em relação à farinha de trigo, nem a quantidade de pecãs e avelãs que eu coloquei, e principalmente por causa da confusão com a quantidade de manteiga...risos. Mas cozinhar é assim mesmo: às vezes é necessário ousar! Sem contar que não dá para sair toda hora apenas para comprar um ingrediente que está faltando para determinada receita. Melhor (e mais barato) aproveitar o que temos em casa...


Enroladinhos de Canela (rende cerca de 20)
Receita do livro "A América de Jamie Oliver"

-      1kg de farinha de trigo apropriada para pão
-      1 pacotinho de 7gr de fermento seco para pão
-      1 colher de sopa de mel
-      1/2 colher de chá de sal
-      600ml de água morna
-      óleo de oliva
-      100gr de amêndoas
-      100gr de avelãs
-      200gr de manteiga sem sal
-      2 colheres de chá de canela em pó, mais um pouco para polvilhar
-      5 colheres de sopa de mel
-      100gr de açúcar demerara, mais um pouco para polvilhar


A massa pode ser feita na mão, ou com o processador (eu fiz na mão). Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o mel e o sal, e vá juntando a água aos poucos, até formar uma massa macia e esponjosa. Se achar que precisa de mais água, acrescente aos pouquinhos. Polvilhe uma superfície limpa com farinha e sove a massa por alguns minutos. Unte ligeiramente uma tigela com óleo de oliva, coloque a massa, cubra com um pano limpo e deixe descansar por no mínimo 30 minutos em local aquecido, até dobrar de tamanho.

Pré-aqueça o forno a 180°. Espalhe as amêndoas e avelãs em uma travessa e coloque-as no forno por 6-8 minutos, até ficarem ligeiramente douradas. Misture 150gr da manteiga com a canela em uma tigela e reserve. Remova as castanhas do forno, enrole-as em um pano limpo e amasse-as até virarem um pó fino (está escrito assim, mas na foto do livro dá para perceber vários pedaços maiores, então eu apenas triturei grosseiramente no miniprocessador). Deixe esfriar completamente, misture à manteiga e reserve. 

Polvilhe generosamente uma superfície e o rolo com farinha, e abra a massa na forma aproximada de um retângulo com 1cm de espessura e 50 x 60cm, polvilhando farinha enquanto trabalha. Espalhe a mistura de manteiga sobre a massa, com as costas de uma colher, e deixe pingar o mel de forma uniforme por toda a mistura.

Levante cuidadosamente a extremidade da parte maior da massa e vá enrolando. Continue, com cuidado, até formar um cilindro. Corte em fatias com 3cm de espessura. Unte uma assadeira funda de 20x30cm com os 50gr restantes de manteiga e polvilhe toda a base com o açúcar demerara. Coloque as fatias na assadeira, verificando se estão bem bonitas e se consegue perceber o desenho do recheio. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais 20-40 minutos, ou até dobrar de tamanho.

Polvilhe com uma boa quantidade de açúcar demerara e um pouco de canela e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos (no meu forno mequetrefe levou 40 minutos), até ficarem bonitas e douradinhas. Para servir, passe com cuidado uma faca pelas laterais da assadeira e vire-a de cabeça para baixo sobre uma tábua ou travessa, para que os fundos caramelizados apareçam. Espere um pouco antes de provar,  pois o açúcar fica muito quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário