sábado, 24 de março de 2012

Bolo de Chocolate com Brigadeiro de Cenoura

(Não, colega, nem você leu errado nem eu troquei as bolas... Não é bolo de cenoura 
com cobertura de chocolate, é bolo de chocolate com cobertura de cenoura...risos)

Outro dia estava passeando pelo blog Pecado da Gula e descobri que 26 de março é o dia mundial do chocolate (eu nem sabia que chocolate tinha um dia, mas acho justíssimo!), e vi o convite para uma blogagem coletiva, só de receitas de chocolate. Achei um barato, e pensei que essa receita combinaria bem, com o dia e com a Páscoa. O bolo em si não ficou tão perfeito quanto eu gostaria, pois tive dificuldades para desenformá-lo (ver observação abaixo), mas o danado ficou bem gostoso, e a cobertura de brigadeiro de cenoura deu o toque colorido e surpreendente...

Falando no bolo, a receita veio de um livro muito bacana, que eu comprei outro dia, chamado "Piece of Cake!". Todas as receitas do livro (e são muitas) são do estilo one-bowl cake, ou seja, bolos que sujam uma vasilha só. Em nenhum bolo é necessário bater a manteiga com o açúcar, nem separar claras e gemas, nem adicionar ingredientes alternadamente, nem peneirar a farinha. Também não é preciso ter uma daquelas batedeiras super modernas, pois os bolos podem ser feitos usando um mixer. Não é demais? 

Bolo de Chocolate

-      2/3 xícara de gotas de chocolate meio amargo (54%)
-      3/4 xícara de água fervente
-      1/4 xícara de manteiga sem sal, picada em pedaços pequenos
-      2 xícaras de farinha de trigo
-      1 3/4 xícara de açúcar refinado
-      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de sal
-      1/4 colher de chá de fermento em pó
-      2 ovos grandes, em temperatura ambiente
-      1 xícara de sour cream*
-      1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma vasilha grande, misture as gotas de chocolate, a manteiga e a água fervente. Deixe descansar por uns 10 minutos, até derreter a manteiga e o chocolate, e a mistura esfriar um pouco. Mexa com a colher. Junte a farinha, açúcar, bicarbonato, sal, fermento, ovos, sour cream e baunilha. Com o mixer, na velocidade média-baixa, bata por 1 minuto, até misturar. Raspe as laterais e o fundo da tigela com uma espátula e bata novamente, em velocidade média-alta, por mais 1 minuto.

Despeje a massa em uma assadeira**, untada e enfarinhada. Deixe assar por aproximadamente 30 minutos (no meu forno porcaria levou 40) até que, ao inserir um palito, ele saia ainda um pouco úmido, com alguns pedacinhos de massa grudados. Retire do forno, espere esfriar, e cubra com a cobertura de brigadeiro.

* Sour cream: para fazer sour cream caseiro, basta misturar uma xícara de creme de leite fresco com 2-3 colheres de suco de limão. Mexer um pouco até engrossar e deixar descansar, em temperatura ambiente, por pelo menos 1 hora antes de usar. Normalmente, o sour cream pode ser substituído sem problemas pela mesma medida de iogurte natural. Especificamente nesse caso, como a receita levava chocolate, eu achei que combinaria mais com essa misturinha de creme de leite.

** Sobre a fôrma: a autora recomenda uma assadeira de 33x23cm, untada e enfarinhada, e no final da receita não fala nada sobre desenformar, apenas manda retirar do forno e deixar esfriar antes de colocar a cobertura escolhida. Eu sou teimosa, e resolvi usar uma forma de silicone tipo bundt, com 23cm de diâmetro. Esperei esfriar um pouco e tentei desenformar, mas não deu muito certo. Não sei se foi a fôrma, se eu que esperei pouco, ou se não era mesmo para desenformar, visto que o ponto indicado pela autora é mais para um brownie (quando o palito inserido sair ainda úmido). Em todo caso, eu recomendaria que vocês fizessem o bolo em um pirex de vidro, com as dimensões indicadas, e apenas cobrissem com o brigadeiro, para evitar contratempos, ok?


Brigadeiro de Cenoura

-      2 cenouras médias, descascadas e picadas
-      1 lata de leite condensado
-      1 colher de sopa bem cheia de manteiga

Bata no liquidificador a cenoura e o leite condensado, Eu achei que precisaria colocar um pouco de água, mas não foi necessário. Despeje a mistura em uma panela, junte a manteiga, e leve ao fogo, mexendo sempre, até dar o ponto (como eu pretendia usar como cobertura, deixei mais molinho). Algumas observações: eu não coei a mistura, mas se você quiser dar um acabamento melhor, acho que seria interessante. O brigadeiro demorou mais do que o normal para ficar pronto, e espirrou bastante depois que começou a ferver. Portanto, cuidado! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário