quinta-feira, 1 de março de 2012

Bolinhos com Passas e Tâmaras ao Rum


Estava passeando pelos blogs de culinária quando vi essa receita no Trem Bom, e achei perfeita, pois tinha em casa todos os ingredientes, muitos deles encostados num cantinho da dispensa, à espera de uma oportunidade... Só não tinha Bourbon, nem Calvados, mas tinha rum, e rum combina com passas, não é verdade? O bolo ficou gostoso, úmido, mas não é para qualquer paladar, pois é bem denso, e muito pouco doce. Se a  intenção for satisfazer a formiga que habita em você, eu sugeriria escolher outro bolo, ou então tentar alguma (ou todas) as seguintes sugestões:

- Trocar o rum/brandy/calvados por alguma bebida mais licorosa, tipo grand marnier, vinho do porto ou frangélico;
- Manter o açúcar refinado original da receita (eu coloquei o demerara, que é menos doce);
- Trocar o chocolate amargo 80% por chocolate ao leite.

A receita está em gramas, se você não tiver balança, aqui tem um ótimo conversor de pesos e medidas.

Bolinhos com Passas e Tâmaras ao Rum

-      200gr de passas (usei passas vermelhas grandes)
-      100gr de tâmaras picadas
-      40gr de chocolate amargo 80% picadinho
-      60gr de nozes picadinhas (mais um pouco se quiser decorar)
-      3 ovos
-      150gr de manteiga derretida
-      170gr de açúcar demerara
-      280gr de farinha de trigo
-      2 colheres de chá de fermento para bolo
-      100ml de rum


Coloque as passas e tâmaras em uma vasilha, despeje o rum e deixe macerar por uma hora. Após esse tempo, pré-aqueça o forno a 180°. Misture a farinha e o fermento e reserve. Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela e bata até que a mistura fique clara e fofa - eu achei essa parte um pouco estranha, pois a receita fala em manteiga derretida, e não amolecida... Como o açúcar demerara que eu usei também não é o mais indicado para esse tipo de ação, apenas bati a mistura com o mixer, por 3-4 minutos, sem maiores preocupações com a consistência.... 

Acrescente os ovos, um a um, batendo após cada adição. Coloque metade da mistura de farinha, mexendo delicadamente com uma colher de metal. Junte as passas e as tâmaras (foi com caldo e tudo), mexendo mais um pouco. Acrescente o restante da mistura de farinha, o chocolate e as nozes. Misture até que a massa fique homogênea. Fica uma massa bem grossa, ok?

Distribua a massa em forminhas e se quiser (eu dispensei), acrescente uma noz sobre cada uma, para decorar. Eu usei forminhas de muffin com capacidade para 1/3 de xícara - 80ml, e consegui 18 bolinhos. Leve ao forno por aproximadamente 15-20 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos antes de transferir para a gradinha. Eu congelei alguns bolinhos, e funcionou bem, bastando retirá-los do congelador e levar ao microondas por 20-30 segundos antes de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário