sábado, 10 de março de 2012

Bolo de Figo com Nozes

Companheiras e companheiros, não farei falsas promessas, nem mentirei dizendo que esse bolo é fácil e rápido de fazer, além de sujar pouca louça na cozinha. Isso não seria verdade. Maaaassss, posso prometer que ele fica muito saboroso,  úmido, e que as nozes e as sementinhas dos figos conferem a esse bolo uma textura deliciosa. Também não chega a ser uma receita dificílima de preparar, apenas requer um pouco mais de tempo. O melhor é que rende dois bolos, e aí você pode presentear o seu amoreco (como eu), a sua sogra, pode levar para os colegas do trabalho, ou congelar, para consumo futuro... Ah! Se você ainda precisa de um incentivo, lá vai: a receita é da fabulosa Martha Stewart, do igualmente fabuloso livro Baking. Tá vendo como o seu esforço vai valer à pena? Bom, chega de discurso de candidato, e bora fazer o bolo...


Bolo de Figo e Nozes
(Rendimento: 2 unidades) 

-      200gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, mais um pouco para untar as formas
-      3 xícaras de farinha de trigo
-      2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de canela moída
-      1/4 colher de chá de pimenta-da-jamaica (allspice)
-      pitada de noz-moscada moída na hora
-      1 colher de chá de sal
-     450gr (umas 3 xícaras) de figos secos, sem os talos, e picados em pedaços de aproximadamente 1,5cm
-      1 3/4 xícara de açúcar mascavo claro
-      4 ovos grandes, orgânicos ou caipiras 
-      1 xícara de iogurte natural (a receita pedia sour cream)
-      1 xícara de nozes tostadas (não tostei) e grosseiramente picadas

Em uma panela média, ferva 1 xícara de água. Retire do fogo e junte 1 1/2 xícara dos figos secos, e deixe por uns 10 minutos, até amolecer. Transfira os figos e o líquido para um processador (fui de mixer) e bata até virar um purê. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 160°. Unte 2 formas de 23x13cm com manteiga. Em uma vasilha gande, misture a farinha, bicarbonato, fermento, canela, pimenta-da-jamaica, noz-moscada e sal. Reserve. Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar, e bata em velocidade média-alta até a mistura ficar clara e fofa (2-3 minutos). Junte os ovos, um a um, batendo após cada adição. Sempre que necessário, raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Junte a mistura de farinha, e bata só até combinar (1-2 minutos). Acrescente o iogurte (ou sour cream) e o purê de figos, batendo por mais 1 minuto, só até incorporar. Coloque o restante dos figos picados e as nozes e misture com a espátula de silicone. 

Divida a massa nas 2 formas, alisando com a espátula. Coloque as formas sobre uma assadeira e leve para assar, girando a assadeira na metade do tempo, até que a massa fique bem dourada (na verdade, escura mesmo, como dá para ver na foto). Faça o teste do palito (no meu forno porcaria, demorou bastante, uns 50 minutos, acho). Retire do forno, transfira para uma gradinha, e deixe esfriar por uns 10 minutos, pelo menos. Desenforme e deixe esfriar completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário