quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de Laranja com Leite Azedo


Morando sozinha, é quase inevitável perder um alimento ou outro. Eu tento fazer o possível para que isso não aconteça, mas às vezes descubro que o pão ficou duro, a alface murchou, ou o leite azedou. Quando isso acontece, eu ainda tento aproveitar, de uma forma ou de outra: o pão duro vira torrada ou farinha de rosca, a alface pode ir parar na sopa  (porque não?) e o leite virava bolo de fubá, que era a única receita que eu conhecia. Até que um dia eu cismei, e comecei a substituir o sour cream por leite azedo. Não é a mesma coisa, claro, mas até agora tenho tido sorte. 

Com esse bolo, entretanto, foi diferente. Eu estava na casa do meu namorado, e ele me pediu para fazer um bolo para aproveitar um leite azedo que estava na geladeira. Acontece que ele não tinha manteiga, óleo, fubá, nem batedeira. Mas tinha liquidificador, azeite, cardamomo, passas, e umas laranjas que estavam quase dando o seu último suspiro. Bolo de laranja com leite azedo, então! 

Acontece que, vasculhando a internet, não achei nenhuma receita que atendesse aos pré-requisitos: ou precisava de batedeira, ou levava manteiga, ou óleo, e nenhuma (além das de fubá) levava leite azedo. Por fim, fiz uma mistureba, usando um pouquinho de cada coisa, e consegui um bolo delícia, muito úmido e perfumado. O único porém foi que as passas afundaram - deveria tê-las passado em farinha, e colocado por último, mas misturei tudo junto - o que não atrapalhou em nada o seu sabor. O bolo ficou tão saboroso que, da última vez que o meu leite azedou, resolvi repetir a receita. Apenas omiti as passas, porque não tinha, e nem ia comprar (a ideia não é justamente aproveitar as sobras?).


UPDATE: Como esse é um post bastante acessado aqui no blog, decidi ir complementando com outras receitas similares. Dia desses, me vi às voltas com um tanto de leite coalhado, e resolvi preparar essa receita de Bolo de Limão. Troquei o iogurte pelo leite coalhado, o limão siciliano pelo tahiti, e omiti as sementes de papoula. Ao invés de forminhas de muffin, usei uma forma comum, dessas com furo central. Desta vez, omiti a calda, mas não deixei de fazer a cobertura, que ficou uma delícia! Levei de presente para o meu pai, que adorou. Super recomendo!

Outra receita que dá para fazer com leite coalhado é essa massa de panqueca. Os crepes de salmão foram feitos assim.Como o leite coalhado é mais grosso, é só pingar um pouquinho de água para acertar a textura.

UPDATE 2: se você tem uma quantidade maior de leite azedo ou coalhado, pode preparar essa receita de pudim de pão com maçã e cardamomo. Ela é ótima, pois também usa pão velho...


Bolo de Laranja com Leite Azedo

-      1 1/2 xícara de leite azedo
-      3 ovos
-      3 laranjas pequenas - suco e raspas da casca (pequenas mesmo, se for da comum use 2)
-      1 1/2 xícara de açúcar + 4 colheres de sopa para a calda
-      2 1/2 xícaras de farinha de trigo
-      1 1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de bicarbonato
-      1/2 colher de chá de sal
-      2 colheres de sopa de azeite
-      8 bagos de cardamomo (retirar as sementes e esmagar no pilão)

Bata os ovos no liquidificador, acrescente o leite azedo, o azeite, o suco de 1 laranja (se for da laranja comum use 1/2) e o açúcar, e bata mais. Em uma vasilha, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Verta a mistura de ovos e mexa com a colher, para incorporar bem todos os ingredientes. Acrescente o cardamomo e as raspas de laranja, e mexa mais um pouco. Leve para assar em forma untada e enfarinha, por 40 minutos, em forno a 180° (faça o teste do palito). Enquanto assa, pegue o suco restante das laranjas, misture com as 4 colheres de açúcar e leve ao fogo para dissolver. Quando retirar o bolo do forno, espere uns 5 minutinhos e, faça furinhos com o garfo, no bolo ainda quente, e despeje a calda. Deixe esfriar para servir. 



8 comentários:

  1. Querida, obrigada por compartilhar suas experiências. Muito úteis e apetitosas... Um grande abraço, fique em paz.
    Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Clarissa!

    Muito obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas! Volte sempre...

    Um abraço, e uma ótima semana para você!
    Samantha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tô admirada com sua praticidade na cozinha. Eu ficaria completamente perdida, sem saber o que fazer... ultimamente só ando com mão pra fazer massa pronta de bolo rs. Parabéns pela criatividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! A criatividade nasce da necessidade... rsrs. Olha, tem muito bolo que e tão fácil de fazer quanto os de caixinha, e que ficam excelentes! Experimenta fazer uma receita de bolo formigueiro que tem aqui no blog e depois me conta! É só usar a ferramenta de busca aqui do lado direito. Ah! Esse bolo suja só uma vasilha...
      Um abraço, Samantha.

      Excluir
  4. Poderia me dizer onde usar o azeite? Conheci seu blog hoje, vou acompanhar, obrigada pelas dicas. Cleusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleusa, tudo bem? O azeite você coloca no liquidificador, com o leite e o suco. Me desculpe, não percebi que esqueci dele na hora de postar a receita... :)
      Se dizer o bolo, volta para contar, ok?
      Um abraço,
      Samantha.

      Excluir
  5. oi gostei da sua receita mas ,não tenho cardamomo e nem conheço, posso tirar ou substituir por que? adorei seu blog bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edyrlane, tudo bem? Cardamomo é uma especiaria de origem indiana, e eu não conheço nada que tenha o sabor similar. Então, eu acho que você pode apenas omiti-lo da receita, ou substituí-lo por qualquer outra especiaria que combine com laranja (ex.: gengibre), de acordo com o seu gosto. Bjs, Samantha.

      Excluir