domingo, 2 de junho de 2013

Panqueca de vegetais


Levanta a mão quem trabalha o dia todo e nem sempre chega em casa com vontade de encarar a cozinha! \O/. Essa delícia é uma ótima opção para esses dias, e garante um jantar leve e rápido. A receita veio do tijolão How to Cook Everything Vegetarian (996 páginas!), do Mark Bittman. Ainda não dei conta de ler o livro todo (parece estranha a ideia de ler um livro de culinária, porém eu costumo ler todos, de cabo a rabo), mas já preparei algumas receitas, todas de fácil execução, e excelente resultado. Essas panquecas ficaram deliciosas acompanhadas de shoyu, achei que lembravam okonomyiaki, embora meu namorado não tenha concordado muito... 

Para fazer o prato, usei uma farinha integral feita em moinho de pedra, que deu uma textura toda especial. Ao ser preparada desta forma, a farinha fica mais rica em nutrientes e fibras, pois o farelo e o gérmen são preservados no processo. Recomendo! 

Panquecas de vegetais
Um nadica adaptado daqui
(rendimento: 6 panquecas / 2 porções)      

-      cerca de 2 xícaras de vegetais ralados no ralo grosso (usei 1 cenoura, 1 abobrinha sem o miolo, e 1 batata doce pequena, mas use o que achar melhor)
-      1/2 cebola roxa ralada
-      1 ovo, levemente batido
-      3/4 xícara de farinha de trigo integral
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora, salsinha e ciboulette picadinhas                                        
-      leite, ou creme de leite fresco, até dar o ponto
-      2 colheres de chá de azeite extravirgem, mais um pouco para untar a panela
-      shoyu para servir

Misture os vegetais ralados à sua escolha, a cebola, o ovo e a farinha. Polvilhe sal e pimenta (se for servir com o shoyu, não exagere no sal), mais salsinha e ciboulette a gosto. Acrescente o leite ou creme de leite, apenas o suficiente para dar liga, e permitir pingar a massa, às colheradas, na frigideira (não fica, de jeito nenhum, uma massa líquida). Para finalizar, misture o azeite.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque colheradas da massa, e espalhe com as costas da colher, para nivelar. Não deixe a panqueca grossa, nem fina demais (as minhas ficaram com cerca de 1cm). Deixe cozinhar até dourar a parte de baixo, e só então vire com uma espátula. Deixe dourar o outro lado e retire do fogo. Se a sua frigideira for muito pequena, ligue o forno bem baixinho, e deixe lá as panquecas já prontas, enquanto você prepara o resto. Sirva com o molho shoyu. 

3 comentários:

  1. Hmmmm parecem deliciosas, vou testar! Adoro okonomyiaki! Estou com muita vontade de comprar este livro (mas não sabia que era tão grande), além do Meatless da Martha Stewart.Adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jessica! Tudo bem? Obrigada pelo comentário...
      Se você for testar a receita com farinha de trigo comum, aumente um pouco a quantidade (no original vai 1 xic), mas se puder usar da outra, acho que fica bem melhor (tanto o sabor como a textura).
      Falando de livros (amoooo), o Meatless é excelente, como normalmente são todos os livros da Martha, e o How to cook é bem bacana também. Tem umas receitas bem interessantes, e outras que, para mim, chegam a ser simplórias, de tão simples, mas entendo que é preciso agradar a todos... Se você não for vegetariana, eu recomendaria também outro da tia Martha, que tenho usado demais: Fresh Flavor Fast.
      Um abraço,
      Samantha.

      Excluir
  2. Muito legal sua receita. Dê uma olhada na nossa http://viverembrasilia.com.br/receita-de-panqueca-facil-de-vegetais-alem-do-miojo/ . Se estiver interessada em parceria entre em contato, estamos interessados.

    ResponderExcluir