domingo, 28 de agosto de 2011

Para começar bem a semana...


Não dá para ser mais bucólico...
Essa foto é a vista que se tem em frente à Venda do Zeca, na Serra do Cipó/MG. Vale muito a visita!

Torta de Limão com Merengue



Essa foi uma das sobremesas que eu fiz para o almoço de dia dos Pais, e foi a mais elogiada (e que acabou mais rápido)... Para fazer o doce, usei um resto da massa Pâte Brisée e mais 4 claras de ovos que estavam congeladas (sobras da Torta de Coco e Chocolate). Muito simples! Abri a massa em uma fôrma de fundo removível, fiz alguns furinhos com um garfo e levei para assar por 15 minutos em forno 180°, coberta com papel alumínio e feijões. Depois retirei o papel e os feijões e deixei mais 10 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto assa e esfria, prepare uma mousse de limão batendo no liquidificador: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem o soro e 1/2 lata de suco de limão (antes de partir os limões, rale a casca -sem a parte branca - e reserve). Leve à geladeira.

Prepare o merengue: bata na batedeira ou com o mixer as 4 claras de ovos com 1 pitadinha de sal ou cremor de tártaro, até ficar em ponto de picos firmes, e aos poucos acrescente 5-6 colheres de sopa de açúcar refinado ou de confeiteiro e as raspas da casca de limão. 

Quando a massa resfriar, acrescente a mousse de limão , nivele com uma espátula e, por cima, espalhe o merengue. Leve ao forno pré-aquecido rapidamente, apenas para dourar o suspiro. Se você tiver maçarico, melhor ainda (eu AINDA não tenho um... :-S). Retire do forno, deixe esfriar, e leve à geladeira antes de servir.

E na marmita, vai o quê?

Vermelho Assado com Pimentões e Purê de Banana da Terra

Esse na verdade foi um almoço de domingo que virou  marmita no dia seguinte. Mas é tão fácil que pode ser feito tranquilamente em qualquer dia da semana, bastando substituir o peixe inteiro por filé de peixe, que assa mais rápido. Temperei o peixe com sal rosa do himalaia (phynna!!!), limão, pimenta-do-reino moída na hora e lemon pepper (tempero comprado pronto). Levei ao forno para assar e quando estava quase no ponto, acrescentei cebola, alho poró, pimentão vermelho e pimentão verde picados. Enquanto assava, preparei o purê: refoguei 1/2 cebola e 5 bananas da terra na manteiga e fui acrescentando água aos pouquinhos, até amolecer. Bati na panela mesmo, com o mixer (acabei colocando um pouco de leite nessa hora) e temperei com sal. A receita do purê eu encontrei aqui, e achei que ficou gostoso, mas da próxima vou incrementar um pouco mais, que sabe com garan masala, ou ainda acrescentando queijo ralado...



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mais fácil impossível: Salada Caprese no Palito

Tão fácil que nem pode ser considerada uma receita, apenas uma deliciosa sugestão de entrada, que além de fácil fica linda e gostosa! É só espetar um cubinho de queijo (no caso, usei mussarela comum, mas pode ser de búfala, queijo ricota ou frescal), um tomatinho sweet grape e uma folhinha de manjericão. Uma dificuldade...risos


PS1: tem mais Caprese aqui e aqui.
PS2: eu sei que muçarela agora é com "ç", mas ainda acho que com "ss" é mais gostoso...

Para começar bem a semana...


Amsterdã, cidade com muitos canais e milhares de biciletas...
(Outra foto perfeita do namorado)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Salada de Pecã e Maçã

Para combater a overdose de doces (dia dos pais tem mais!), só mesmo apelando para as saladinhas. Essa é uma receita do livro A América de Jamie Oliver, e fica sem noção de boa! O livro também parece bom, tem um visual maravilhoso, e fotos incríveis. Essa foi a primeira receita que testei, e se todas forem assim, uau! Eu adaptei pouca coisa, entre elas: tirei as endívias, que estavam caríssimas, e troquei a laranja por mexerica, que é igualmente deliciosa, mas com um sabor  muito mais marcante, e casou muito bem com o resto. As pecãs caramelizadas no açúcar mascavo são divinas, e dá vontade de comer tudo antes da salada... ;)

Falando em bom visual e belas fotos, essa semana descobri um blog lindo e bacanérrimo (talvez muita gente já conheça, para mim foi novidade): Give Me Flour. Lindo, lindo! Amei a forma como ela coloca as receitas! Quem se interessar, clica no link para conferir.  


Salada de Pecã e Maçã
Para 4 pessoas

-      25gr de manteiga
-      50gr de açúcar mascavo claro
-      100gr de nozes pecãs
-      2 maçãs vermelhas
-      folhas verdes variadas (coloquei rúcula, alface americana e radicchio)
-      raspa da casca e suco de 1 mexerica
-      1 colher de chá de mostarda
-      1 colher de vinagre de maçã
-      3 colheres de sopa de azeite de oliva mais um pouco para untar
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Unte levemente uma assadeira e reserve. Em uma panela grande, junte a manteiga e o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por uns 2 minutos, mexendo de vez em quando para não encaroçar. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido e a mistura começar a escurecer, adicione devagar as pecãs. Mexa delicadamente, para o caramelo envolver bem as nozes. Depois de bem envoltas, despeje na forma (pode usar também o silpat, se tiver) e separe-as com as costas de uma colher, espalhando bem. Deixe esfriar para o caramelo endurecer.

Para preparar o molho, coloque em uma tigela grande as raspas da casca e o suco da mexerica, a mostarda e o vinagre. Regue com o azeite, misture e prove. A mistura deve equilibrar bem a acidez do vinagre e a maciez do óleo. Coloque mais azeite, se precisar, e tempere com sal e pimenta.

Descarte o centro e fatie muito bem as maçãs. Junte à tigela. Adicione as folhas de verdura, rasgadas grosseiramente. Retire as pecãs da assadeira e coloque metade na tigela. Use as mãos para misturar e envolver tudo com o molho. Sirva em uma travessa grande ou separadamente nos pratos. Finaliza espalhando por cima as pecãs reservadas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bolo de avelãs com morangos e chantilly e uma encomenda que não chega


Pois é... Outro bolo... É que o meu irmão também faz aniversário em Julho, e a minha mãe resolveu fazer um churrasco no sítio para comemorar. Como para o meu sobrinho não existe aniversário sem bolo, vela e parabéns, eu fiquei encarregada de preparar a sobremesa.

O triste é que são tão poucas as oportunidades de fazer um bolo assim, e quando aparece eu estava despreparada... Eu me explico: é que outro dia, aproveitando a baixa do dólar, criei coragem e fiz a minha primeira compra na Amazon. Impressionante como fica mais barato! O único problema é que demooooora a chegar. Uma pena, há muito tempo queria comprar esse livro e estou doidinha para experimentar! Enfim, a estréia vai ficar para depois, e nesse caso precisei improvisar.

Acabei preparando um dos meus bolos favoritos, cuja receita já postei aqui. Acontece que dessa vez desobedeci o conselho da autora, para não enfeitar o bolo, e acrescentei um recheio e cobertura. Entretanto, não fui totalmente má, e mantive tudo o mais simples possível: acrescentei apenas morangos frescos e chantilly. Pensei também em umedecer o bolo com alguma coisa, já que essa massa não fica molhadinha (até mesmo em função da quantidade de avelãs), mas terminei de preparar tarde da noite, e não consegui pensar em nada. De qualquer forma, ele ficou muito gostoso. A foto não faz juz a ele, mas pode confiar. É que tirei a foto tarde, e a iluminação não era das melhores... Sorry!

Bolo de Avelãs com Morangos e Chantilly
Do livro Trattoria - Patricia Wells

-      150 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-      250 gr de açúcar refinado, mais 4 colheres de sopa para o chantilly
-      3 ovos orgânicos ou caipiras grandes, separados, em temperatura ambiente
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      125 gr de avelãs torradas e picadinhas
-      265 gr de farinha para bolos*
-      1 colher de sopa de fermento em pó
-      1 colher de sopa de cacau em pó
-      1/4 colher de chá de sal
-      2 bandejas de morangos
-      500ml de creme de leite fresco
 
Pré-aqueça o forno a 180°. Na batedeira (usei o batedor do mixer), bata a manteiga em creme com 200gr do açúcar, até ficar leve e fofo, Junte as gemas de ovo, uma a uma, batendo bem após cada adição. Acrescente a essência de baunilha e as avelãs. Reserve.

Em uma tigela à parte, peneire a farinha, o fermento, o cacau e o sal. Depois, peneire novamente sobre a massa de avelãs, mexendo de baixo para cima. A massa vai ficar bem firme, quase como a de biscoito.

Bata as claras em neve e junte o restante do açúcar (acrescente aos poucos). Junte à massa e misture com uma espátula até que não apareçam pontinhos brancos. Despeje em uma fôrma de 23cm, untada e enfarinhada, alise a superfície e deixe assar por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e espere esfriar para desenformar.
 
Prepare o chantilly: bata na batedeira ou com o mixer o creme de leite bem gelado, acrescentando o açúcar aos poucos, até formar picos.
 
Pra montar o bolo: desenforme, parta ao meio (a melhor maneira de cortar é usando uma linha, ou fio dental sem aroma). Coloque uma camada generosa de chantilly, cubra com pedaços de morando picados e coloque mais chantilly por cima. Acrescente por cima a outra metade do bolo e cubra com o chantilly. Decore com morangos e avelãs.
 
* Farinha para bolos: coloque 2 colheres de amido de milho na xícara padrão e complete com farinha de trigo. Há quem coloque 1/4 de xícara de amido de milho e 3/4 de xícara de farinha de trigo. Faça isso em tantas xícaras quantas forem necessárias na receita. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nhoque de Ricota e Espinafre


Outro dia fiz um inventário da minha dispensa e da geladeira (detesto jogar comida fora) e vi que tinha 2 latas de tomates pelados e uma ricota próximos do vencimento. A primeira ideia, foi preparar uma massa, mas não estava “no clima” de comer macarrão. Pensei então em preparar um nhoque de ricota com espinafre e me animei.

Encontrei no google uma receita do Edu Guedes, que parecia muito boa, mas a proporção dos ingredientes não me agradou muito (por exemplo, iam quase 3 xícaras de queijos variados, e apenas ½ xícara de espinafre). Procura mais um pouco, vi uma receita no blog Pecado da Gula. Oba! Lá só tem receita boa, pensei. Para a minha surpresa, era a receita do Edu, porém a autora do blog pensou a mesma coisa que eu, e adaptou a receita, usando o maço inteiro de espinafre, e reduzindo um pouco a quantidade de queijo. Com esse empurrãozinho do destino, arregacei as mangas e fui em frente. 

Preparei a massa num dia, deixei na geladeira, e levei para a casa do meu namorado no dia seguinte, para terminar o preparo. Ele ficou encarregado do molho, que fizemos por nossa conta (nem precisa receita, de tão fácil que é), e o prato final ficou assim:


Nhoque de Ricota com Espinafre
(receita daqui)

-      1 ricota (a minha tinha 300gr)
-      100gr de parmesão ralado (usei 50gr, que era o que eu tinha em casa)
-       ½ xícara de mussarela ralada (coloquei um pouco mais para compensar o parmesão a menos)
-      2 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 maço de espinafre cozido, picadinho e enxuto
-      1 xícara de farinha de trigo
-      1 colher de chá de sal
-      pimenta-do-reino a gosto

Coloque uma panela grande com bastante água para ferver. Amasse a ricota com um garfo e junte os demais ingredientes. Amasse até dar liga (eu precisei colocar mais 1 colher de sopa de farinha). Faça bolinhas com aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Não precisa nem untar as mãos, a massa é bem fácil de manusear. Coloque as bolinhas na água fervente, aos poucos, e retire com uma escumadeira quando forem subindo.

Molho de Tomate

-      2 latas de tomates pelados
-      1 cebola
-      2 dentes de alho
-      Manjericão Fresco
-      Sal, pimenta (meu namorado usou tabasco) e outros temperos à gosto
-      Azeite

Coloque um fio de azeite na panela, e refogue a cebola e o azeite. Acrescente os tomates (com a água) e deixe cozinhar. Vá amassando os tomates aos poucos, com as costas da colher, e deixe ferver por uns 15 minutos, até engrossar. Tempere a gosto, e acrescente no final o manjericão. Sirva sobre o nhoque. 

Produção em série: enquanto o molho engrossa o nhoque vai cozinhando.

domingo, 7 de agosto de 2011

Para começar bem a semana...


Madrid - Palácio Real

Cookie Triplo de Chocolate - Aniversário no Escritório - 2



Essa foi a receita que eu escolhi para acompanhar o Bolo com Morangos e Cobertura Streusel, e fez um sucesso absurdo no meu trabalho! Pudera, os cookies são MARA (Nigella rocks!). O nome original é Totally Chocolate, Chocolate Chips Cookies (e o chocolate não foi escrito duas vezes por erro de digitação), sei lá porque foi traduzido assim (isso é inexplicável, olha só as traduções de títulos de filmes), mas o que importa é que eles são ultra-mega-hiper chocoláticos!

Eu tirei a receita do livro Nigella Express, mas ela também está no site e no you tube (bem cafoninha o vídeo...hehehehe). Eu já fiz outras receitas do livro, e todas ficaram nuito boas!

Cookie Triplo de Chocolate

-      125 g de chocolate amargo com 70% de cacau
-      150 g de farinha de trigo
-      30 g de cacau, peneirado
-      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1/2 colher de chá de sal
-      125 g de manteiga em temperatura ambiente
-      75 g de acúcar mascavo peneirado
-      50 g de açúcar
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      1 ovo, ainda gelado
-      350 g de chocolate meio-amargo em gotas ou pedacinhos

Preaqueça o forno a 170 graus. Derreta o chocolate amargo no microondas ou em banho-maria. Numa tigela, misture a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar comum (usei o mixer, como ela mesma diz na receita, embora no you tube ela tenha utilizado a batedeira). Junte o chocolate derretido e misture. Ainda batendo, junte a essência de baunilha e o ovo gelado.

Misture os ingredientes secos que estavam reservados e, por fim, acrescente o chocolate picado. Forme 12 cookies. No livro ela sugere que a melhor maneira é usar uma colher de sorvete, mas eu não tinha, e não queria cookies enormes, por isso usei duas colheres. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga ou com silpat, e deixe um espaço de cerca de 6cm entre cada biscoito. Nao nivele a massa.

Asse por 18 minutos.Teste com um palito para ver se a massa está assada; o palito não pode sair molhado. Se por acaso você espetar um pedaço de chocolate, tente de novo (em todo caso, os cookies não saem do forno totalmente firmes). Deixe os cookies esfriarem na própria assadeira por 4 a 5 minutos, depois transfira-os para uma grade, para que endureçam à medida que esfriam.

Eu dobrei a receita para levar para o pessoal, mas achei meio absurdo colocar 700gr de gotas de chocolate, por isso reduzi a quantidade para 450gr, e ainda sim ficaram excelentes! Como não usei a colher de sorvete, obtive 36 cookies, em vez dos 24. No meu forno mequetrefe, a primeira fornada levou uns 25-30 minutos para assar, e as subsequentes assaram em aproximadamente 20 minutos cada. É possível congelar os cookies ainda crus, basta formar as bolinhas e colocar a assadeira no congelador até que endureçam, para então transferí-los para um saco plástico.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bolo com Morangos e Cobertura Streusel - Aniversário no escritório - 1

 

Semana passada foi o meu aniversário (oba!), e resolvi preparar algo bem gostoso para levar ao trabalho, já que não iria tirar folga. Eu adoro essas oportunidades! Assim posso testar uma receita (das milhares que tenho na fila) e ainda distribuo as calorias... Fuçando os meus livrinhos, resolvi que ia preparar esse bolo da Titia Martha e, para acompanhar, uns biscoitinhos da Nigella (que vou postar depois).


O bolo ficou bem saboroso, e a cobertura streusel (que não é nada mais que uma farofinha) complementa bem, acrescentando um crocante para contrastar com a textura da massa. Entretanto, gostaria de fazer duas observações: primeiro, eu troquei o açúcar comum por demerara, mas não faria isso novamente. Ele é mais saboroso, é verdade, mas na hora de bater o açúcar com a manteiga tive dificuldades... Como ele é granuloso, não incorporou muito bem, e custou até derreter e misturar.

 

Segunda observação: a receita original pede cerejas congeladas (esperar descongelar e drene antes de utilizar). Como eu não tinha cerejas congeladas, fui de morangos congelados (tinha um pacote no congelador). Entretanto, acho que ficaria MUITO melhor com morangos frescos. Não sei como fica com as cerejas congeladas, mas se você for usar morangos, vai por mim e troca pelos frescos, tá? :D


Bolo com Morangos

(ligeiramente adaptado daqui)


-      1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      2 xícaras de farinha de trigo
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de sal
-      1 xícara de açúcar
-      2 ovos grandes
-      1 colher de chá de essência de baunilha
-      1 xícara de iogurte natural (no original seria sour cream)
-      1 xícara de morangos congelados, descongelados e bem escorridos (use o fresco!)

Cobertura Streusel
(rende 4 xícaras, mas você só vai precisar de 1)

-      2 ¼ xícaras de farinha de trigo
-      ¾ xícara de açúcar mascavo claro ou açúcar de confeiteiro
-      2 ¼ colher de chá de canela
-      1 colher de chá de sal
-      ¾ xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente


Prepare o streusel: misture os ingredientes secos e acrescente a manteiga. Misture com um garfo ou com as pontas dos dedos até misturar, formando uma espécie de farofa grossa, com grumos grandes e úmidos. Deixe esfriar na geladeira, enquanto prepara o bolo.
 
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 22 cm com furo no meio e reserve. Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Na tigela da batedeira (usei o mixer, não tenho batedeira. Ainda.), bata a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até formar um creme. Adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com o iogurte e começando e terminando com a farinha. Bata até misturar, raspando as laterais da tigela quando necessário.
Despeje na assadeira cerca de metade da massa. Acrescente os morangos em uma única camada, tomando cuidado para que fiquem no centro da massa (se encostarem nas laterais da forma podem furar ou queimar). Despeje a massa restante, certificando-se de que cubra bem os morangos, e alise a superfície com uma espátula. Polvilhe 1 xícara do streusel uniformemente por cima da massa.

Asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que o bolo esteja dourado (pressione levemente a superfície – cuidado para não queimar – se subir novamente está bom) Retire do forno e deixe resfriar sobre uma grade. Desenforme. Se quiser, prepare um glacê com 1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado e 2 colheres de leite e jogue por cima do bolo (molhe a colher e deixe pingar, fazendo “riscos” na superfície). Eu não achei necessário, e apenas polvilhei uma colherinha de açúcar de confeiteiro (queria polvilhar canela, mas acabou).

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Xarope de Gengibre e Ginger Ale Caseiro



Quando estive na Alemanha, provei em um restaurante uma Ginger Ale e foi vício imediato. Essa bebida é muito boa!!! Vem em latinha, como refrigerante ou água tônica, e é muito comum e fácil de achar. Depois disso, passei dias pedindo ginger ale em todos os restaurantes e lanchonetes...

Aqui em Belo Horizonte, infelizmente, eu nunca vi, e já estava conformada em só voltar a beber ginger ale quando viajasse para fora novamente até que vi esse post maravilhoso, no blog da Joy, ensinando como preparar sua própria bebida. Para melhorar ainda mais, estamos na época de gengibre, o que ajuda bastante ($$$$), pois pretendo prepara litros e litros desse xarope...risos. O xarope pode também ser utilizado para incrementar a frutinha básica de todo dia, quem sabe colocar sobre um bolo, ou o que a sua imaginação mandar! Mas por favor, reserve um pouco para preparar Ginger Ale!

Uma última coisa: o receita original de ginger ale caseira inclui algumas gotinhas de Bitters (opcional), mas eu nunca vi isso por aqui, nem sabia o que era, para falar a verdade, até achar essa matéria. Assim, depois de ler a explicação, imaginei que um bom substituto seria preparar a bebida com água tônica de quinino no lugar de club soda, o que daria esse "azedinho" suplementar (não sei se fica a mesma coisa). Fica a seu critério. Eu achei que ficou bem parecido com as que eu tomei na Alemanha. Meu namorado gostou muito, mas achou um pouco mais forte que a de lá. Mas aí é só reduzir a quantidade de xarope...



Xarope de Gengibre

-      2 xícaras de gengibre picado
-      2 xícaras de açúcar
-      6 xícaras de água

Passe o gengibre picado em um processador até que fique em pedaços bem pequenos, quase pulverizado. Coloque o gengibre, o açúcar e a água em uma panela grande, e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente uma hora e meia, ou até que o líquido reduza a menos da metade. A ideia é que o líquido engrosse um pouco, e fique "sedoso", rendendo aproximadamente 2 xícaras de xarope. Coe duas vezes, para que não fique nenhum fiapinho. Você pode usar um coador de tecido, se quiser (um que não tenha sido usado para coar café, oara não deixar gosto, claro), deixe esfriar e transfira para uma garrafinha. Espere esfriar completamente antes de usar para preparar uma bebida.

Ginger Ale
(Ligeiramente adaptado daqui

-      1 xícara de água tônica de quinino
-      3 colheres de sopa de xarope de gengibre (ou a gosto)
-      fatias de limão
-      gelo

Misture bem com uma colher e sirva. Se quiser, pode acrescentar alguma bebida alcoólica. A Joy sugeriu bourbon, eu pensei em rum... :P

Para começar bem a semana...


Ponta do Pirambu Day Use
Tibau do Sul - RN