domingo, 9 de janeiro de 2011

Bolinhos de Avelã



Tenho um sobrinho de 5 anos que eu adoooro, e uma vez por semana, pelo menos, ele fica aqui comigo. Acontece que o apelido do danado é Tsunami, e não é à toa... A única coisa que o faz sossegar um pouco é quando vamos para a cozinha preparar alguma receita, principalmente bolo. Quando digo acalmar, na verdade, estou sendo otimista, pois a cozinha fica como se tivesse passado um furacão! Se é para peneirar a farinha, ela cai para todos os lados, MENOS dentro da tigela, se peço para me ajudar com o batedor (não tenho batedeira, uso aquele fouet acoplado ao mixer), ele de repente se transforma no Maníaco do Fouet (tipo o cara do Massacre da Serra Elétrica, saca?), e quanquer ingrediente que eu acrescento ele sempre mete o dedo na massa para saber como ficou...risos. Em tempo: comi massa de bolo a minha infância inteira e nunca me aconteceu nada, eu sei que tem gente que tem horror a isso, mas lá em casa ninguém faz essa celeuma...



O resultado esperado seria que os bolos desandassem, mas até hoje só um deu errado. Meu namorado brinca que ficam até mais gostosos quando o meu sobrinho me ajuda :D. Já fizemos vários sabores, depois vou postando aqui as receitas. Hoje preparamos bolinhos de avelãs e biscoitos de gengibre. A massa dos biscoitos era sobra dos que eu fiz no Natal e que estava congelada (depois passo essa receita também).

A receita, italiana, veio do livro Trattoria, de Patrícia Wells, é muito simples e o preparo me lembra o de um muffin. O certo seria fazer em uma forma única, mas prefiro usar forminhas de cupcake, assim posso sair distribuindo os bolinhos, ou também congelar individualmente, para comer quando bater aquela vontade.




Bolinhos de Avelã (Torta di Nocciole)
Do livro Trattoria - Patricia Wells


  • 150 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 250 gr de açúcar baunilhado (usei açúcar de confeiteiro, era o único que eu tinha)
  • 3 ovos orgânicos ou caipiras grandes, separados, em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 125 gr de avelãs torradas e picadinhas
  • 265 gr de farinha para bolos*
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
Pré-aqueça o forno a 180°. Na batedeira (usei o batedor do mixer), bata a manteiga em creme com 200gr do açúcar, até ficar leve e fofo, Junte as gemas de ovo, uma a uma, batendo bem após cada adição. Acrescente a essência de baunilha e as avelãs. Reserve.

Em uma tigela à parte, peneire a farinha, o fermento, o cacau e o sal. Depois, peneire novamente sobre a massa de avelãs, mexendo de baixo para cima. A massa vai ficar bem firme, quase como a de biscoito (foto acima).

Bata as claras em neve e junte o restante do açúcar (acrescente aos poucos). Junte à massa e misture com uma espátula até que não apareçam pontinhos brancos. Despeje em uma fôrma de 23cm, untada e enfarinhada, alise a superfície e deixe assar por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito).

Eu fiz meia receita, e usei 2 ovos pequenos. Distribuí a massa em forminhas de cupcake com capacidade para 80ml e consegui 8 deliciosos bolinhos. O cheiro é maravilhoso! Aproveito para repassar a dica final da autora: "não tenha a tentação de embelezar esse bolo simples com glacê ou açúcar de confeiteiro. No final, você vai ver que ele é perfeito do jeito que é."



* Farinha para bolos: coloque 2 colheres de amido de milho na xícara padrão e complete com farinha de trigo. Há quem coloque 1/4 de xícara de amido de milho e 3/4 de xícara de farinha de trigo. Faça isso em tantas xícaras quantas forem necessárias na receita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário