domingo, 7 de abril de 2013

Marmita: Salada de Cevadinha com Beterraba, Nozes e Queijo Curado



Para mim, a melhor forma de preparar beterrabas é assá-las. Por isso, sempre que tenho beterrabas sobrando na geladeira, e acontece de ligar o forno, seja para assar um bolo, carne, etc, eu aproveito e as preparo, mesmo que não tenham uso imediato. Assim, já ficam no jeito para serem comidas, ou utilizadas em algum prato, como é o caso dessa salada.

Para fazer as beterrabas assadas, é só descascar, picar em pedaços maiores (se forem pequenas e orgânicas, pode assar com casca, depois é só esfregar o dedo que elas saem), temperar com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino, e o que mais você desejar (alecrim, tomilho, hortelã, etc). Coloque em uma folha de papel alumínio, embrulhe (deixe o embrulho mais frouxo, para o ar circular), coloque em uma assadeira e leve ao forno, junto com o bolo, para assar até amaciar.

A ideia da salada eu tirei daqui, mas, para variar, fiz algumas adaptações: incluí as nozes, pois acho que toda salada se beneficia de um elemento crocante, e troquei o queijo feta por um queijo meia cura da serra da mantiqueira: com um queijo delícia desses em casa, nunca que eu ia sair para comprar feta! Além do mais, ambos possuem um sabor intenso, pronunciado, e mais salgado, por isso achei que seria uma boa troca.


O que me deu mais trabalho foi a cevadinha: o fabricante indicava deixá-la de molho por 2 horas, e depois cozinhar por 30 minutos. Como cheguei tarde em casa, e não dispunha de 2 horas extras, resolvi lavar e colocar direto na panela, imaginando que nesse caso o tempo de cozimento aumentaria consideravelmente. Qual não foi a minha surpresa, ao abrir a panela 25 minutos depois, e descobrir que ela já estava SUPER cozida! Acho que para ficar al dente 15-20 minutos bastariam, sem deixar de molho. Outra dica que posso dar é que, se você não tiver as beterrabas no jeito, o ideal seria cozinhar a cevadinha em uma panela comum, e preparar as beterrabas em cima, na vaporeira, aproveitando o vapor do cozimento dos grãos.


Salada de Cevadinha com Beterraba, Nozes e Queijo Curado
(serve 2-3 porções)

-      3/4 xícara de cevadinha
-      5 beterrabas pequenas, assadas (ver acima)
-      1/2 cebola roxa média picadinha e deixada de molho em água gelada por 30 minutos
-      100 gr de queijo minas meia cura (ou feta)
-      1/3 xícara de nozes (usei pecãs), tostadas e picadas grosseiramente
-      salsinha, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, limão e azeite para temperar

Cozinhe a cevadinha (veja observações acima), escorra e reserve. Pique a beterraba e o queijo minas. O segredo e deixar tudo mais ou menos do tamanho da cevadinha, para que você sinta todos os sabores misturados em cada garfada. Escorra a cebola (o molho é para diminuir um pouco o gosto forte da cebola crua). Misture todos os ingredientes e tempere à gosto.

Eu levei a salada na marmita e comi em temperatura ambiente, já que tem feito muito calor em BH. Entretanto, acho que também ficaria gostosa se servida morna. Como prato único, rende 2-3 porções bem generosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário