domingo, 28 de abril de 2013

Bolo Formigueiro Vapt-vupt (suja só uma vasilha!)


Bolo formigueiro é uma unanimidade. Todo mundo adora! Se for preparado em 5 minutos (sem contar o tempo de forno, óbvio), e sujar apenas uma vasilha, melhor ainda! Como eu sempre digo aqui no blog, a sua receita ficará tão boa quanto os ingredientes que você usar, por isso consiga o melhor extrato de baunilha, e o melhor chocolate que puder. No caso, eu usei splits de chocolate amargo da Callebaut. Aqui em BH tem para vender na Maria Chocolate, eles também vendem on line, mas nunca comprei dessa forma, não sei se funciona, nem qual a área de entrega...

A receita, que no original era de um bolo de baunilha, veio do livro Piece of cake!, que eu adoro, e a quem sempre recorro quando quero fazer um bolo rápido e prático. Todas as receitas do livro são do tipo "one-bowl cake", quer dizer, daqueles que sujam apenas uma vasilha. Perfeito!

Bolo Formigueiro

-      1 1/3 xícara de farinha de trigo
-      2/3 xícara de açúcar
-      2 colheres de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de sal
-      1 ovo grande, em temperatura ambiente
-      2/3 xícara de leite
-      1/4 xícara de manteiga amolecida
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      2/3 xícara de granulado de chocolate

Preaqueça o forno a 180°. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 23 cm, ou uma forma de bolo ingês. Em uma vasilha grande, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Acrescente o ovo, leite, manteiga e baunilha e bata em velocidade média-baixa na batedeira ou no mixer, com o fouet adaptado por 1 minuto, até misturar tudo. Raspe as laterais da vasilha  e bata em velocidade média por mais 1 minuto. Eu fiz tudo na mão mesmo, e deu certo. Acrescente o granulado e misture com uma espátula, para que fique bem distribuído pela massa.  Verta a mistura na forma e asse por cerca de 30 minutos (faça o teste do palito, e não deixe ele sair seco demais). Deixe esfriar na forma por pelo menos 10 minutos, e depois inverta para desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário