domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quiche de Rúcula com Tomate Seco


Combinação batida, mas irresistível! Preparei esse (ou essa?) quiche há umas duas semanas, e ficou bem saboroso. A massa eu fiz utilizando essa receita (já fiz o prato completo também, e achei fantástico), apenas reduzi um pouco a quantidade de manteiga, e utilizei o que já tinha em casa (alecrim seco e manteiga com sal). O recheio fiz da minha cabeça, também utilizando o que tinha na geladeira, mas é aquela combinação básica de creme de leite fresco, ovos e queijo...

Quiche de Rúcula com Tomate Seco

Massa (daqui)
-      1 3/4 xícara de farinha de trigo
-      1/4 colher de chá de sal
-      2 colheres de sopa de alecrim fresco picado (usei 1 CS de alecrim seco)
-      9 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada (usei 7 CS de manteiga com sal)
-      3 colheres de sopa de água gelada
-      1 gema

Recheio (aproximado, pois fiz tudo no "olhômetro")
-      1 1/2 xícara de creme de leite fresco
-      1 ovo e 1 clara
-      3/4 xícara de queijo parmesão ralado
-      1/2 maço grande de rúcula
-      1/2 xícara de tomates secos escorridos e picados
-      sal e pimenta do reino a gosto
-      1/4 xícara de leite integral

Misture a farinha, o sal e o alecrim em uma vasilha. Junte a manteiga (bem gelada) picada em pedaços e vá esfregando com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa. Acrescente a gema e a água, mexendo levemente até começar a formar uma massa. Vá juntando a massa aos tapinhas, até fazer uma bola, sovando o mínimo possível. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.

Enquanto isso, bata com o fouet o creme de leite, o ovo, a clara e o queijo ralado. Eu achei que ficou muito grosso, por isso acrescentei 1/4 de xícara de leite integral. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

Abra a massa sobre uma forma de quiche de 23cm, cubra com papel alumínio, espalhe feijões por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por 15 minutos. Retire o papel e os feijões (não precisa jogá-los fora!) e asse por mais 10 minutos. Retire do forno, espalhe no fundo da forma os tomates secos e a rúcula rasgada grosseiramente, e despeje a mistura de creme de leite. Leve ao forno por mais 30 minutos ou até firmar e a superfície ficar douradinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário