segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Chutney de Manga

Como estamos em plena época de mangas, eu me empolguei no sacolão (isso acontece bastante) e comprei mais frutas do que eu poderia consumir. Sobraram duas coitadas, imensas, que já começavam a passar do ponto. Calhou de, na mesma época, acabar o potinho de chutney que eu adoro, e ao comprar um novo descobri que o preço estava extorsivo. Pronto, pensei, já sei que destino dar às mangas!

Fuçando os meus livros, encontrei duas receitas: uma no livro da Dona Benta e outra no livro Saladas e Bufês Frios, da mesma coleção daquele de risottos. As receitas eram similares, com basicamente os mesmos ingredientes. O que desempatou foi a quantidade de açúcar utilizado em cada uma delas – que no caso do livro da Dona Benta era quase CINCO vezes maior! Optei então pelo outro livrinho (sua estréia na minha cozinha, embora já o tenha há um bom tempo), torcendo para que fosse tão bom quanto o de risottos.

Só para variar, adaptei um pouco a receita, incluí alguns temperos por minha conta, como o garam masala e a canela, e mudei algumas quantidades, para adequá-las ao meu gosto pessoal. No final, precisei acrescentar mais 1 colher de sopa de açúcar, além do que a receita previa, pois achei que faltou. Mesmo assim, economizei muitas calorias em relação à outra receita, que levaria pelo menos uma xícara a mais...



Ingredientes (receita já adaptada):

-          2 mangas haden (de tamanho médio para grande) picadas
-          250 ml de vinagre de maçã
-          150 gr de passas (usei das escuras e claras)
-          1 cebola pequena ralada
-          1 dente de alho picadinho
-          ¼ xícara de açúcar mascavo
-          1 colher de sopa de açúcar refinado
-          1 colher de sopa de gengibre ralado
-          6 cravos
-          1 pau de canela (pequeno)
-          1 pitada de garam masala
-        1 pimenta malagueta (o certo seria dedo de moça, mas não encontrei)

Despeje a manga e metade do vinagre em uma panela de aço inox, e deixe ferver até amaciar, mexendo de vez em quando para não grudar. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 1 hora (essa era a indicação da receita, no meu caso, o vinagre secou bem antes de uma hora, então eu coloquei um pouco de água, e deixei cozinhar até ficar no ponto, o que deve ter levado no máximo uns 40 minutos).



É meio difícil fotografar uma "coisa amarelada e pastosa" (principalmente para mim que estou entrando agora no mundo dos food blogs), mas vai por mim, ficou muito bom! Achei melhor ainda quando fiz as contas: o quilo da manga estava R$2,00, o litro de vinagre custou R$3,50, as passas escuras e claras eu já tinha em casa, mas 100 gr custam, respectivamente,  R$1,10 e R$2,00, o gengibre eu comprei por R$0,50 (R$3,99 o quilo!), e as especiarias eu já tinha em casa... Jogando para cima, eu gastei uns R$7,00 para fazer esta receita, que rendeu mais ou menos 3 potinhos desse de geléia, com 320gr cada um... Tá bom ou quer mais?

PS: aproveitei para fazer um sanduíche e usei o chutney para provar. Fiz assim: peguei um pão sírio, passei um pouco de creme de ricota, coloquei 2 fatias de mussarela (não adianta, não consigo escrever muçarela - eca!), 2 fatias de lombinho canadense, o chutney de manga e rúcula. Dobrei no meio e deixei na frigideira antiaderente, só até o queijo derreter... Nham!




Nenhum comentário:

Postar um comentário