sábado, 29 de janeiro de 2011

Panquequim facim, facim

Faço essas panquecas há muito tempo, e posso dizer que elas são MUITO fáceis! Nunca negaram fogo e dão certo todas as vezes. Sem contar que a receita é facílima (é tudo "uma"):


Panquecas Práticas:

-      1 xícara de leite (quase sempre uso o desnatado, mas pode ser do comum)
-      1 xícara de farinha de trigo
-      1 ovo orgânico ou caipira
-      1 colher de sopa de óleo
-      1 pitada de sal



Bater tudo no liquidificador. Para preparar as panquecas, use uma frigideira anti-aderente. Coloque um pouquinho de óleo na frigideira (bem pouquinho mesmo, tipo umas 3-4 gotinhas) e espalhe bem. Você só vai fazer isso na primeira panqueca, depois não precisa mais (e não vai grudar). Coloque uma concha pequena de massa e espalhe bem, para que fique bem fininha. Seja rápida, pois à medida que a panela vai aquecendo, a panqueca fica pronta bem rápido. Deixe dourar, e, usando uma espátula de silicone, solte os lados e vire a panqueca. Retire da panela e continue fazendo até a massa acabar (rende umas 10 panquecas). Prepare o recheio de sua preferência, enrole, coloque em uma travessa e despeje molho de tomate (ou molho branco, depende do recheio) por cima, e queijo parmesão ralado, se quiser. Leve ao forno para gratinar e sirva. Outra variação possível é colocar na massa orégano, chimichurri, páprica, açafrão, etc. Alguns exemplos de recheios:



- Carne moída com azeitonas, molho de tomate e manjericão;
- Frango desfiado, curry, abacaxi, passas e requeijão;
- Queijo minas ou mussarela, champignon, palmito e cheiro verde;
- Espinafre, ricota e creme de ricota;
- Escarola, mussarela ralada, passas, castanhas, requeijão.

Em vários recheios uso requeijão, creme de ricota ou de queijo minas. Mas apenas o suficiente para dar liga e facilitar na hora de enrolar.



Também é possível fazer panquecas doces. Nesse caso, tire o sal da massa e acrescente um pouquinho de açúcar. Recheie com bana, queijo e canela; maçãs, nozes e passas; doce de leite com coco; morango com raspas de chocolate; creme de laraja com cointreau, e por aí vai. Invente a sua!        

(Esqueci de fotografar quando tirei do forno. Sorry!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário