Salada de Cereais, Abacaxi e Peito de Peru
Estava finalizando o post com as receitas de Ano Novo e precisei voltar ao site Panelinha para confirmar o link para o e-book, quando vi, logo na primeira tela, um novo link com uma seleção de receitas integrais. Não resisti, cliquei, e a receita que mais me chamou a atenção foi esta salada. Primeiro por que, depois da orgia alimentar de final de ano, meu corpo implorava por algo mais saudável, e depois por que usava tudo que eu tinha sobrando na geladeira: abacaxi, limão e hortelã utilizados no doce de Natal; peito de peru e linhaça eu sempre tenho (como no café-da-manhã); e um pacotinho de Ráris que estava meio esquecido no armário... Acrescentei também o resto de passas escuras (não constam na receita original) que comprei para usar na Farofa de Maracujá, e que casaram bem com o prato.
A salada ficou bem gostosa, um pouco molhadinha demais, mas isso foi culpa minha, que não deixei a água do arroz secar direito, e ainda espremi o abacaxi direto nos cereais, sem medir a quantidade primeiro. Para acompanhar, servi com rúcula. No outro dia, também complementei com uma omelete, e ficou muito bom!
Reproduzo a receita para facilitar, mas para quem quiser conferir in loco há inclusive um link para assistir um vídeo com a Chef Rita Lobo preparando a salada.
Ingredientes:
- 1 xícara de Ráris (7 cereais integrais)
- 3 1/2 xícaras de água
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 2 colheres de sopa de sumo de abacaxi
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de hortelã picada
- 4 fatias de abacaxi
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça torrada
- 1/2 xícara de peito de peru em cubinhos (usei do fatiado mesmo, picadinho)
- sal a gosto
- passas escuras a gosto (opcional)
Modo de fazer:
Ferva a água e acrescente os cereais. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, até a água secar. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela misture o suco de limão, o sumo de abacaxi (esprema uma das fatias e descarte o bagaço – usei um espremedor de batatas), o azeite, o sal e a hortelã. Junte aos cereais cozidos e misture bem. Acrescente o abacaxi restante picado em cubinhos, o peito de peru, as passas e a farinha de linhaça. Pelo que entendi, a receita deve ser servida fria, mas eu preferi comer quente, e, para o meu gosto, ficou melhor assim...
Obs: a receita fala em farinha de linhaça torrada. Como o pacote que eu tinha em casa não falava nada sobre isso, resolvi dar uma torrada na frigideira. Entretanto, não achei que alterou em nada o sabor... Na verdade, nem senti o gosto de linhaça, então imagino que tenha sido incorporado mais para aproveitar os seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário