quarta-feira, 6 de julho de 2011

Almoço de Domingo

Domingo passado minha mãe e meu sobrinho vieram almoçar comigo e meu namorado. Eu tinha na geladeira uma fraldinha já com destino traçado: preparar a carne de panela com cerveja preta, cuja receita (aqui) vi no blog Pecado da Gula. Para acompanhar, arroz branco soltinho e batatas e cebolas picantes com mel e gergelim, receita (aqui) do ótimo Pimenta no Reino.

A receita da carne eu apenas complementei com pimentão e simplifiquei um pouco o preparo, e ficou deliciosa! Sucesso total! As batatas não ficaram caramelizadas como as originais, mas a culpa foi do meu forno, que é uma m#$%&! Eu deveria ter cozinhado as batatinhas e cebolas primeiro, para depois levar ao forno, mas como comecei a preparar o almoço com antecedência, achei que fosse dar. Resultado, elas assaram por um tempaço, até que o almoço já estava todo pronto e os legumes ainda estavam duros. Por fim, desisti, piquei as batatas (que já eram pequenas) em 4 para facilitar e coloquei um pouco de água na fôrma ver se elas amaciavam logo. Acrescentei um pouco do mel para deixar agridoce, mas não deu para deixar até dourar. Em todo o caso, ficaram gostosas... Enfim, vou colocar aqui a receita original, com o acréscimo das cebolas, e se o seu forno for uma porcaria como o meu, você aferventa os legumes antes de assar, combinado



Fraldinha ao Molho de Cerveja Preta

-      1kg de fraldinha sem gordura em cubos grandes
-      2 cebolas picadas
-      2 dentes de alho picados
-      1 Pimentão verde grande picado
-      1 lata de molho de tomate pronto
-      1 lata de cerveja preta
-      1 vidro de cogumelos fatiados escorridos
-      cheiro verde picado
-      1 envelope de caldo de carne sem gordura
-      óleo de canola
-      louro, sal e pimenta a gosto (se você achar necessário)

Corte a carne em cubos grandes. Leve à panela de pressão a carne, a cebola, o alho e o pimentão, com um fio de óleo. Mexa até selar todos os lados da carne. Acrescente o caldo de carne, a pimenta, o louro, a cerveja e o molho de tomate. Misture bem e acerte o sal. Se achar que ficou muito grosso, coloque um pouco de água, tampe e deixe pegar pressão. Depois marque 40 minutos. Com muito cuidado para não queimar (morro de medo de panela de pressão), leve a panela debaixo da água corrente e espere a pressão sair para abrir. Veja se a carne já está macia ou se será necessário mais algum tempo no fogão. No meu caso, foi suficiente. Junte os cogumelos, o cheiro verde, e sirva em seguida.

Batatinhas e Cebolas Picantes com Mel e Gergelim

-      12 Batatas bolinha com casca, já lavadas
-      12 Cebolas pérola (aquela pequena, do tamanho da batata)
-      Páprica defumada picante, curry, pimenta-do-reino, garan masala, canela em pó, alecrim, tomilho e sálvia desidratados e sal à gosto
-      Azeite extra-virgem
-      Gergelim claro e escuro
-      Mel

Coloque em uma assadeira grande as especiarias (use a quantidade que quiser, ajustando ao seu gosto) e acrescente um pouco de azeite, mexendo até formar uma pasta. Junte as batatas e as cebolas, misturando bastante para distribuir bem o tempero. Levar ao forno alto pré-aquecido até que elas amaciem. Quando chegarem nesse ponto, retire a assadeira do forno e acrescente mel suficiente para envolver as batatas e cebolas (vá sacodindo a assadeira para com movimentos para frente e para trás, para ajudar a incorporar o mel). Leve novamente ao forno até que estejam caramelizadas (= bem douradas). Retire do forno e acrescente o gergelim torrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário