domingo, 17 de julho de 2011

Torta de Legumes com Carne Moída



Em um dia de pouco trabalho, estava eu passeando pelos food blogs e procurando uma receita com legumes, para variar um pouco o meu repertório. Daí que, fuçando nos arquivos antigos do Figos & Funghis, encontrei essa torta delícia, cuja foto me fisgou antes mesmo de ler os ingredientes e o modo de preparo. Fiquei com água na boca, decidi fazer naquele mesmo dia, e não me arrependi! Já entrou para a minha lista de favoritos e pretendo fazê-la muitas outras vezes.

Torta de Legumes com Carne
Receita daqui
 
-      3 batatas médias
-      2 cenouras grandes
-      3 mandioquinhas (batata baroa) grandes
-      1 abobrinha italiana média
-      1/3 maço de brócolis comum, cortado em pequenos buquês
-      1 cebola grande
-      1 alho poró
-      2 dentes de alho
-      500g de patinho moído
-      25gr de bacon picadinho
-      3 ovos orgânicos ou caipiras grandes
-      1 xícara de farinha de trigo
-      1 1/2 colher de chá de fermento
-      2 colheres de sopa bem cheias de creme de ricota light
-      Azeite extra-virgem
-      Salsinha e cebolinha picadinhas na ponta da faca
-      Páprica defumada picante, pimenta calabresa, pimenta-do reino moída na hora e sal a gosto
-      Queijo parmesão ralado para polvilhar
 
 
Descasque e corte em pedaços grandes as batatas, as cenouras e as mandioquinhas. Cozinhe até amaciar (sem ficar mole demais) e depois amasse grosseiramente. A idéia é ficar bem "pedaçudo". Reserve. Refogue o bacon picadinho na própria gordura, e junte a carne moída com a cebola e o alho. Tempere com páprica, pimenta calabresa e sal, e mexa até que a carne fique bem sequinha. Desligue o fogo, acrescente salsinha e cebolinha e reserve. Em outra panela, refogue a abobrinha picada em cubinhos, os buquês de brócolis e o alho poró fatiado em um fio de azeite, até amaciar levemente. Reserve.
 
Unte uma assadeira de 25cm de diâmetro com um fiozinho de óleo, e forre o fundo com papel manteiga (unte o papel também). Se você tiver uma assadeira de aro removível é melhor, mas eu não tenho e mesmo assim consegui desenformar com facilidade. Acrescente a farinha de trigo, o fermento e os ovos levemente batidos à mistura de batata, baroa e cenoura, mexendo delicadamente. Como indica o site, a consistência deve ficar semelhante à de uma salada de maionese. De achar que foi pouca farinha, acrescente mais. A receita original pedia 1 1/2 xícara, mas para mim não foi necessário. Tempere com a pimenta do reino e o sal. Cubra o fundo da assadeira com metade desta mistura e nivele a massa. Acrescente a carne moída com bacon, fazendo uma nova camada.
 
Junte ao restante da mistura de legumes a abobrinha, o brócolis e o alho poró refogados, bem como o creme de ricota, e misture delicadamente. Despeje sobre a camada de carne, alise com uma espátula, e polvilhe queijo parmesão ralado. Asse por 30-40 minutos, em forno pré-aquecido a 210°. Deixe esfriar um pouco, antes de desenformar. A torta rende bastante, e para mim serviu como refeição principal, acompanhada apenas de uma saladinha. Hummmmmm!

Nenhum comentário:

Postar um comentário