sábado, 9 de julho de 2011

Trouxinha Integral com Recheio de Ricota, Espinafre e Tomate



Não sei se isso acontece com todo mundo, mas no inverno eu custo a sair da cama. Sei lá, ainda está escuro, o tempo fica mais frio, enfim, é uma dificuldade. Com isso, muitas vezes eu saio de casa sem tomar o café e acabo comendo um salgado na lanchonete em frente ao trabalho. Péssimo, eu sei...

Para tentar minimizar o prejuízo na dieta quando isso acontece, decidi que faria um salgado, e deixaria congelado. Assim, nos dias de atraso, é só pegar um no congelador e levar para comer no trabalho (lá tem microondas e uma pequena copa para refeições). Também deixei na minha gaveta uma caixinha com vários tipos de chás, e umas frutinhas secas ou barrinhas de cereal caseiras para acompanhar.

Escolhi uma receita do Panelaterapia. Elá já postou várias vezes, pois a massa pode ser trabalhada de diversas formas, inclusive para fazer pães enrolados. Me impressionaram ainda os diversos comentários de gente que também havia feito (e adorado) a massa! Como eu queria algo mais light e saudável, fiz diversas adaptações: troquei metade da farinha comum por integral, reduzi a quantidade de óleo e troquei o açúcar comum por mascavo. Para o recheio, fiz uma misturinha deliciosa de ricota, espinafre e tomates sweet grape.

Ah! A massa rende muito... Deu para fazer 11 salgados grandes, até que o recheio acabou e ainda tinha bastante massa para usar. Precisei então comprar mais ricota, acabei usando o resto da massa para fazer um pão enrolado imenso, com uns 35cm! Se você for preparar só salgados, pode dobrar, ou fazer 1 1/2 quantidade de recheio.



Massa Básica para Salgados Assados
(receita adaptada daqui)

-      1 e 1/2  xícaras de água morna
-      1/3 xícara de óleo de canola
-      2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
-      1/2 colher  (sopa) de sal
-      1 colher (sopa) de fermento biológico seco para pães
-      250gr de farinha de trigo comum, aproximadamente
-      250gr de farinha de trigo integral, aproximadamente

Para prepara a massa, misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento em uma vasinha grande. Acrescente a água morna (não deixe esquentar demais para não matar o fermento), e em seguida a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando com as pontas dos dedos, até dar liga. No meu caso, precisei colocar um tiquinho mais do que o indicado. Não precisa sovar demais, nem deixar descansar, ou esperar crescer. Faça os salgados que preferir, pincele gema de ovo e leve ao forno. Eu não tinha ovos em casa, então pincelei com um pouquinho de azeite e joguei gergelim preto por cima.
.
Recheio de Ricota, Espinafre e Tomate
(suficiente para fazer 12 salgados, aproximadamente)
.
-      1 ricota temperada com ervas
-      1/2 maço grande de espinafre (ou um pequeno)
-      1 cebola grande picada
-      1 bandeja de tomatinhos sweet grape partidos ao meio
-      2 dentes de alho bem picadinhos
-      2 colheres de sopa de creme de ricota light
-      salsinha e cebolinha
-      sal e pimenta a gosto
.
Refogue em uma panela a cebola e o alho, acrescente os tomates e as folhas de espinafre rasgadas. Amasse a ricota com um garfo, acrescente a mistura de tomates e espinafre, o creme de ricota, e misture. Tempere a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário