quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bolo de Banana e Aveia




Domingo passado eu cismei de assar um bolo para o meu namorado levar de presente para uma visita que ele ia fazer com a família (adoro levar alguma coisinha gostosa de presente quando vou à casa de alguém!), mas precisava ser rápido, pois já estava em cima da hora. Lembrei-me, então, de uma receita que eu vi no blog Quitandoca, de um bolo de banana. Foi ótimo, pois eu tinha guardado (e já estava quase perdendo) uma boa quantidade de farinha de aveia, que sobrou dos cookies natalinhos...

A receita rende bastante, o suficiente para 2 bolos pequenos (tipo os de padaria) ou um bolão. Eu preferi dividir a massa em dois, e levei o outro bolo para o trabalho. Olha, fez muito sucesso! Todo mundo elogiou e várias pessoas já me pediram a receita... Também pudera, o bolo é fácil e rápido de preparar, além de muito saboroso e saudável. Mas... Posso contar um segredo? Embora tenha aprovado, não é o meu bolo de banana favorito. Esse, que é maravilhoso, eu prometo passar a receita em outra ocasião, tá?

No caso desta receita, eu tive muita dúvida em relação às banas usadas na receita. Ela dizia para colocar 6 bananas nanicas maduras, e aqui em BH banana nanica é aquela banana imensa, a maior de todas. Mas no interior, em algumas cidades pelo menos, banana nanica é aquela pequenina (o que é bem mais coerente, convenhamos). Enfim, como a autora do blog é paulista e mora em brasília, fiquei sem saber o que fazer... No final das contas, usei 5 bananas prata, 4 na massa do bolo e uma para decorar, e achei que ficou bom. Outra coisa que eu fiz foi substituir o açúcar comum pelo açúcar light, para reduzir um pouco mais o valor calórico.

Bolo de Banana e Aveia

-      6 bananas nanicas maduras (usei 5 bananas prata, como escrevi acima)
-      1 xícara de chá de óleo (usei de canola)
-      4 ovos caipiras ou orgânicos
-      3 xícaras de farinha de aveia
-      1 1/2 xícara de açúcar comum ou mascavo (coloquei 3/4 de xícara de açúcar light)
-      1 colher de sopa de fermento
-      canela em pó à gosto

Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e a canela. Bata no liquidificador a banana (se quiser, reserve uma para decorar), o óleo e os ovos.  Despeje na vasilha com os ingredientes secos e misture bem. Por último, acrescente o fermento. Verta a mistura em uma forma grande, ou duas pequenas untadas e enfarinhadas, decore com a banana que sobrou (eu também coloquei aveia em flocos finos) e asse por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Espere esfriar para desenformar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário