quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tian de Legumes

Este é um prato francês, originário da Provença. O tian é fácil de fazer e fica uma delícia! Eu preparo como acompanhamento, mas ele rende bastante, e eu adoooro quando sobra, pois também vira um sanduíche MARA. Basta colocar uma porção generosa no pão integral com queijo e tostar. Hummmmm! A receita eu peguei no site Panela de Cobre, mas é tudo meio no olho. Eu só mudei duas coisinhas: acrescentei cebola e coloquei o pimentão e o alho no fundo sem refogar. Isso porque da primeira vez que eu preparei o prato, fiz como a receita indicava, e aconteceu que ao levar ao forno o pimentão e o alho queimaram um pouco, visto que já estavam refogados e iam justamente no fundo da vasilha...


Tian de Legumes

-      1 abobrinha
-      1 berinjela
-      3 tomates italianos
-      2 cebolas
-      1/2 pimentão verde (pode ser do vermelho)
-      2 dentes de alho
-      Azeite extravirgem
-      Sal, pimenta-do-reino e ervas à gosto (usei alecrim, tomilho e sálvia secos)


Pique o pimentão em pedaços pequenos, e o alho bem miudinho. Coloque no fundo de uma travessa e acrescente um fio de azeite e polvilhe um pouco das ervas.  Pique o restante dos legumes em fatias de aproximadamente 0,5cm e disponha essas fatias, de forma alternada, na assadeira. Tente comprar os legumes com o mesmo diâmetro, tá? Regue com o azeite, e polvilhe o sal, a pimenta moída na hora e as ervas, e leve para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos, até que os legumes estejam macios. Se quiser, coloque mais azeite antes de servir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário