terça-feira, 24 de maio de 2011

Sopa de Funcho e Batatas



Desde que passei a me interessar (e me tornei viciada) no mundo dos food blogs, a lista de comidas que quero experimentar aumentou em proporção geométrica. Não falo apenas de novas receitas, mas de novos ingredientes e sabores... Um deles é o funcho, ou erva-doce. Antes conhecia apenas o chá, e não fazia a menor idéia de que o funcho poderia ser  utilizado em vários pratos diferentes.

Outro dia, passeando pelo Mercado Central de Belo Horizonte, parei para comprar verduras e perguntei, por puro impulso, se tinha funcho para vender. Para a minha surpresa tinha sim e, embora um pouco caro, resolvi levar para experimentar. A primeira receita que resolvi testar foi a de uma salada de laranja e funcho, que é uma receita italiana, típica da Sicília. O resultado? Bom... Preciso confessar que não gostei muito... Achei o gosto bem pronunciado, sei lá, não rolou... Contudo, acho que é questão de costume, e pretendo experimentar novas saladas antes de bater o martelo.

Entretanto, não estava com vontade de comer outra salada na sequência, e enquanto isso, cada vez que eu abria a geladeira dava de cara com o funcho olhando para mim, como a perguntar: e aí? Vai fazer alguma coisa comigo ou vai me deixar apodrecer aqui? Já se esqueceu que eu custei caro?

Resultado: os argumentos do funcho foram mais fortes que a minha preguiça, e, aproveitando o frio que chegou, resolvi preparar uma sopa com o dito cujo. Encontrei a receita perfeita no blog La Cucinetta, um dos melhores que existem, na minha opinião. A sopa é leve e saborosa, daquelas que aquecem o corpo e a alma! Assim até me arrisco a comprar funcho de novo qualquer dia desses: se a nova salada não for do meu gosto, sei que posso aproveitar o resto em uma sopinha deliciosa!

Sopa de Funcho e Batatas

-      1 colher de manteiga
-      350gr de batatas descascadas e cortadas em cubos pequenos
-      300gr de funcho bem picado, inclusive os ramos (guarde alguns para decorar)
-      1 cebola pequena bem picada
-      1 dente de alho picadinho
-      1/4 de colher de chá de sementes de erva-doce
-      1 envelope de caldo de legumes (usei 0% de gordura)
-      500 ml de água
-      500ml de leite integral (usei um copo de semi-desnatado)
-      Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Refogue na manteiga, em fogo baixo, a cebola, o alho e o funcho, mexendo sempre, até que fiquem macios. Não deixe dourar. Acrescente as batatas e as sementes de erva-doce, mexendo por um minuto. Junte o caldo de legumes dissolvido na água, mexa bem e aumente o fogo até ferver, abaixando o fogo em seguida, e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até a batata ficar bem cozida.

Desligue o fogo e bata com o mixer, direto na panela, até virar um creme claro e homogêneo (no meu caso, ainda ficaram uns pequenos raminhos do funcho).Você também pode usar o  liquidificador, tomando bastante cuidado com o liquido quente. Volte à panela, acrescente o leite e deixe aquecer. Verifique o tempero e corrija com o sal e a pimenta, se for o caso. Decore com os ramos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário