segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pesto de Agrião com Queijo Canastra Curado e Castanha-do-Pará

Comprei na feirinha de orgânicos um belo maço de agrião, com destino certo: molho pesto! Gosto muito dessa verdura e queria testar essa variação do famoso molho. Acontece que eu só pensei no agrião, e esqueci do resto...risos. Daí fui adaptando com o que eu tinha e ficou gostoso. Pesto não tem muita receita, é tudo no olhômetro, adaptando as quantidades para o seu gosto pessoal. Para quem tem interesse em conhecer a verdadeira receita de Pesto Genovês, basta clicar aqui. O blog L'Osteria Del Beija-Flor, que descobri por acaso, só publica receitas originais italianas. Muito bacana! Como disse, eu preparei tudo no olho, sem medida, e ficou mais ou  menos assim (desculpe, "punhado" realmente não é uma unidade de medida das mais válidas...hehehehehe):



Molho Pesto de Agrião

-      1 maço pequeno de agrião
-      1 dente de alho
-      2 punhados de queijo canastra curado
-      1 punhado de castanha-do-pará
-      Sal e pimenta-do-reino moída na hora
-      Azeite de oliva extra virgem, o quanto baste




O certo seria fazer tudo no almofariz, mas como eu (ainda) não tenho um, preparei tudo no processador (é só colocar tudo lá e bater, sem deixar homogêneo demais). O azeite eu fui colocando aos poucos, até obter a consistência pastosa. Achei que ficou muito boa a combinação de agrião, queijo canastra (use o curado, que é mais firme) e castanha-do-pará. O pesto rendeu bastante e eu acabei usando em duas preparações: na primeira, servi com filé de peixe assado, acompanhado de arroz branco e tian de legumes (foi a marmita da semana passada). E o que sobrou comi da forma clássica, com penne. Muito bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário