segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolo de Limão Siciliano com Iogurte e Sementes de Papoula


Escolhi essa receita para estrear as sementes de papoula que eu comprei na La Grand Epicerie de Paris (como eu sou phynna!). Eu já havia preparado em outra ocasião esse bolo do blog No Calor do Fogão e achei muito gostoso, daí usei a praticamente a mesma receita, acrescentando a papoula. Também não preparei a cobertura, pois achei desnecessário - o bolo já fica gostoso sem ela. Além disso, uma xícara de açúcar a menos faz uma boa diferença nas calorias, né? De qualquer forma, vou colocar aqui a receita...

Bolo de Limão Siciliano com Iogurte e Sementes de Papoula

Bolo:
-      1 ½ xícara de farinha de trigo
-      2 colheres (chá) de fermento químico em pó
-      ½ colher (chá) de sal
-      1 xícara de iogurte integral caseiro

-      1 xícara de açúcar
-      ½ xícara de óleo de canola
-      3 ovos
-      Raspas de 2 limões sicilianos

-      ¼ de colher (chá) de essência de baunilha
-      1 colher de chá de suco de limão siciliano

-      1 colher de sopa de sementes de papoula

Calda:
-      1/3 de xícara de áçúcar
-      1/3 xícara de suco de limão siciliano


Cobertura:
-      2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano 
-      1 xícara de açúcar de confeiteiro
-      ¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
-      Leite (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180°. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Em outra vasilha maior, misture o iogurte, o açúcar e o óleo. Acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo até incorporá-los. Adicione as raspas de limão, a baunilha e o suco de limão. Acrescente os ingredientes secos e misture até ficar homogêneo. Por último, junte a papoula. Eu usei forminhas de muffin com capacidade para 80ml, e consegui 15 bolinhos. Asse em forno médio, por aproximadamente 35-40 minutos (faça o teste do palito). 

Nos últimos 5 a 10 minutos de forno, leve ao fogo médio os ingredientes da calda de limão até que o açúcar se dissolva totalmente. Deixe que essa calda esfrie um pouco enquanto você tira o bolo do forno e deixa que ele resfrie também, sobre uma grade, por alguns minutos. Eu segui a indicação do site: antes de desenformar, fiz alguns furinhos com o gardo e coloquei, em cada bolinho, 1 colher de sopa rasa da calda.  Desenforme e sirva. Eu congelei alguns dos bolinhos, sem problema algum. Depois é só esquentar por 20 segundos no microondas, antes de servir.

Para preparar a cobertura (que eu não fiz), deixe que o bolo esfrie completamente. Misture o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha. Se a mistura ficar muito grossa, afine-a com um pouquinho de leite ou de suco de limão. Despeje sobre o bolo e deixe assentar antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário