Esse bolo eu fiz para levar ao trabalho, para um café da manhã natalino que fizemos no dia 23. Preparei na véspera, na maior correria, pois já estava tarde. Eu ia fazer outro bolo, e na última hora mudei de ideia e escolhi esse porque tinha um monte de maçãs na geladeira, que eu havia comprado para fazer um chutney (passo a receita depois) e também pela praticidade, porque sujava uma única vasilha e tinha uma só instrução: mexer tudo...rs.
Ah! A receita é de um livrinho fofo, chamado Bom Dia Trancoso!, de Sandra Marques, mãe da chef Morena Leite. O bolo fica uma delícia, é bom demais da conta (para usar uma expressão tipicamente mineira), e super úmido, por conta da quantidade de maçãs. Eu polvilhei açúcar em cima para decorar mas nem adianta, em poucos minutos o açúcar desapareceu, por conta da umidade. Ademais, é um bolo que não precisa de nenhum complemento. Usei, em substituição às passas claras da receita, umas passas vermelhas, enormes, que encontrei no supermercado. Nunca havia visto antes desse tipo, e achei show. Se você encontrar na sua cidade, recomendo. Finalmente, em relação às maças, como eu estava com pressa, não descasquei como a receita pedia. Lavei, parti em 4, retirei as sementes e fui ralando com casca e tudo, até sobrar só um pedaço de casca na mão, que aí sim eu descartei.
- 4 xícaras de maçãs raladas sem a casca - no meu caso, foram 3 maçãs grandes.
- 1 xícara de passas claras (usei as vermelhas que mencionei acima)
- 1 xícara de nozes trituradas (piquei grosseiramente)
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de açúcar demerara (coloquei 1 1/4, as maçãs estavam bem doces)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de essência de baunilha (omiti)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de fermento em pó
As instruções são dificílimas: misture tudo em uma vasilha, até ficar com uma massa homogênea. Verta em uma fôrma untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido em temperatura média. Eu não fiz nada disso, minha fôrma é de silicone, por isso coloquei a massa direto, sem untar e polvilhar. No meu forno mequetrefe levou quase uma hora para assar, e não recomendo fazer o teste do palito, pois a massa fica tão úmida que o palito não saía seco nunca...rs. O que não quer dizer também que saía com pedaços de massa agarrados, ok? O livro não especifica o tamanho da fôrma, então eu usei uma de 21 cm, mas não ficou cheia, então creio que poderia utilizar uma de 18cm também...